A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná
Resumo
Este artigo aborda os rituais de formação cívica da infância, nas escolas étnicas alemãs e eslavas do Paraná. O recorte temporal são as primeiras décadas do século XX, quando as políticas educacionais foram pautadas pela formação do sentimento de pertencimento à nação. As fontes de pesquisa permitem conhecer o processo de manutenção da identidade étnica e da cultura de origem, através de festas e rituais e a resistência à nacionalização. Nas escolas étnicas até 1917 eram intensas as celebrações de datas do calendário cívico da pátria de origem do grupo étnico. O Estado implementou vários medidas para formar o sentimento de pertencimento à nação, como as comemorações, os desfiles cívicos e o ensino dos cantos patrióticos e as escolas foram obrigadas a celebrar.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.