A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná

  • Valquiria Elita Renk Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Educação, políticas, formação cívica, escolas étnicas, infância, Estado

Resumo

Este artigo aborda os rituais de formação cívica da infância, nas escolas étnicas alemãs e eslavas do Paraná. O recorte temporal são as primeiras décadas do século XX, quando as políticas educacionais foram pautadas pela formação do sentimento de pertencimento à nação. As fontes de pesquisa permitem conhecer o processo de manutenção da identidade étnica e da cultura de origem, através de festas e rituais e a resistência à nacionalização. Nas escolas étnicas até 1917 eram intensas as celebrações de datas do calendário cívico da pátria de origem do grupo étnico. O Estado implementou vários medidas para formar o sentimento de pertencimento à nação, como  as comemorações, os desfiles cívicos e o ensino dos cantos patrióticos e as escolas foram obrigadas a celebrar.

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Biografia do Autor

Valquiria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular da PUCPR.

Programa de Pós Graduação em Bioética- Stricto Sensu

Mestre e Doutora em Educação

Publicado
2014-07-30
Como Citar
Renk, V. E. (2014). A infância marcada pelos rituais cívicos nas escolas étnicas do Paraná. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 45-75. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38894