Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904)

  • Felipe Tavares Moraes Formação (graduação/mestrado): UFPA Docência/profissional: Faculdade de Castanhal - FCAT
  • Rafaela Paiva Costa

Resumen

O artigo analisa as políticas educacionais destinadas à ‘formação de professores’ no Pará, durante a Primeira República, por meio da concepção político-educacional que orientou a reforma da Escola Normal no Primeiro Governo de Lauro Sodré (1891-1897); e a partir do modelo de ‘bom professor’ presente na revista pedagógica A Escola (1900-1904). Nesse contexto, a ‘formação de professores’ fora uma instância estratégica com vistas a legitimar o novo regime a partir da organização de um arranjo institucional: a reforma da Escola Normal e as prescrições pedagógicas da revista A Escola. Assim, o mestre-escola era o ‘sacerdote’ da causa republicana com a ‘missão’ de garantir a legitimidade das instituições e a formação cívica e política dos futuros cidadãos.

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Biografía del autor/a

Felipe Tavares Moraes, Formação (graduação/mestrado): UFPA Docência/profissional: Faculdade de Castanhal - FCAT

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) em 2011, na Linha Currículo e Formação de Professores.

Graduado (Licenciatura/Bacharelado) em História na Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008.

Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa em História da Amazônia - "Oitocentos"/UFPA.

Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais e História da Educação na Primeira República no Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais, Lei nº10.639/2003, Teorias Raciológicas, Intelectuais, Elite Política e Política Educacional.

Atualmente, compõe o quadro docente da Faculdade de Castanhal - FCAT -, nos cursos de Pedagogia e História.

Email: felipetavaresmoraes@gmail.com

Celular: (91) 8300-8459

Rafaela Paiva Costa

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Membro do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE). Bolsista CAPES.

Publicado
2014-07-30
Cómo citar
Moraes, F. T., & Costa, R. P. (2014). Educação como sacerdócio: formação de professores no Pará Republicano (1891-1904). Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 111-137. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38896
Sección
Artículo original