Relações entre história e literatura: a obra de Cora Coralina e as questões do ensino e dos processos de escolarização no final do século XIX e início do século XX

  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Francieli Borges Licenciada em Letras pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Faculdade de Educação (FaE) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pelotas, Rio Grande do Sul francielidborges@gmail.com Rua Marechal Deodoro, 559 96020-220 - Pelotas, RS
Palavras-chave: Cora Coralina, História da Educação, Escolarização, Séculos XIX e XX.

Resumo

Este artigo analisa as interconexões entre a história, a literatura e os modos de ensino e aprendizagem a partir da obra da poeta Cora Coralina (1889-1985). A escritora goiana, em inúmeros poemas e contos, faz referência aos espaços educacionais que frequentou, aos materiais pedagógicos utilizados na escola, a práticas escolares, aos professores e professoras, como aprendeu a ler e a escrever e a influência, em sua vida, dessas memórias. Com essa chave interpretativa, é possível observar alguns aspectos do modo como se ensinava no interior do Brasil nos séculos XIX e XX. Em termos mais específicos, pretende-se, assim, contribuir com a História da Educação e da Escolarização no período em questão, bem como com os estudos que articulam a história e a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas
ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq). Foi Tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial- MEC/SESU) entre 2007 e 2009.
Francieli Borges, Licenciada em Letras pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Faculdade de Educação (FaE) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pelotas, Rio Grande do Sul francielidborges@gmail.com Rua Marechal Deodoro, 559 96020-220 - Pelotas, RS

Licenciada em Letras pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Faculdade de Educação (FaE)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Pelotas, Rio Grande do Sul

francielidborges@gmail.com

Rua Marechal Deodoro, 559

96020-220 - Pelotas, RS

Publicado
2015-06-08
Como Citar
Peres, E. T., & Borges, F. (2015). Relações entre história e literatura: a obra de Cora Coralina e as questões do ensino e dos processos de escolarização no final do século XIX e início do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(2[38]), 23 - 54. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38923
Seção
Artigos