As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX – Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos

  • Edileusa Santos Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia – UESB. Vitoria da Conquista, BA

Résumé

Neste artigo, discutimos as narrativas de memória de ex-alunos do Ginásio de Conquista e do Educandário Juvêncio Terra, dos anos 1940 e 1950, colhidas em entrevistas feitas entre 2007 e 2012, em diálogo com a trajetória da educação brasileirana primeira metade do século XX e considerando as múltiplas determinações que influenciaram sua história, seus aparatos legais e os fazeres pedagógicos. Entendemos que, para analisaras experiências recordadas e partilhadas por sujeitos que participam de determinado grupo social, o conceito de memória, que chamamos de ‘memória social’, é central. Para tanto, seguimos a elaboração teórica de James Fentress e Chris Wickham que encontram na memória social a dimensão coletiva e a dimensão pessoal da vida dos indivíduos. Além disso, orientamo-nos pelo campo teórico-metodológico do materialismo dialético.

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Bibliographies de l'auteur

Edileusa Santos Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda do curso da Pós-Graduação em Memória:Linguagem e Sociedade

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia – UESB. Vitoria da Conquista, BA
Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Pleno da Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia – UESB. Vitoria da Conquista, BA
Publiée
2016-05-31
Comment citer
Oliveira, E. S., & Santos Casimiro, A. P. B. (2016). As narrativas de memória e a educação em Vitória da Conquista\BA na primeira metade do século XX – Não se esqueçam em que mundo nós vivíamos. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 141 - 174. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40756