Pueblo civilizado y ciudadanos de un país libre: República, educación y ciudadanía en las prescripciones didáctico-cívicas de Hygino Amanajás

Palabras clave: Educación Cívica, Primera República, Hygino Amanajás

Resumen

El objetivo de este trabajo fue comprender los principales presupuestos de la educación cívica propugnados en la obra de Hygino Amanajás y su relación con los ideales de ciudadanía presentes en el proyecto educativo de la Primera República. En el desarrollo de la investigación buscamos identificar los elementos componentes del ideal de ciudadanía vigente en el período de la Primera República, a partir de las premisas del ideario positivista, reconociendo las ideas comunes entre la ciudadanía propugnada en la Primera República y lo que llamamos prescripciones didáctico-cívicas a los alumnos en dicho libro.

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Biografía del autor/a

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará
Arquiteto pela UFPA, Especialista em Educação e Problemas Regionais pela UFPA, Mestre em Educação Escolar Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela PUC/SP. Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA. Professor do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Pesquisador em História da Educação e Planejamento Educacional. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Emina Santos, Universidade Federal do Pará
Doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como professora do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, com disciplinas ligadas a Educação em Direitos Humanos, Gestão Educacional, Legislação Educacional e Política Educacional. É coordenadora do Grupo de estudos em Educação em Direitos Humanos - GEEDH vinculado ao Programa de pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), além de ser associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e ANPED.
Karla Almeida, Universidade Federal do Pará
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (1988) . Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:currículo do ensino de história nos anos iniciais, história da educação na amazônia, história e educação no Pará, gestão democrática, participação e ensino superior.
Publicado
2018-10-01
Cómo citar
Damasceno, A., Santos, E., & Almeida, K. (2018). Pueblo civilizado y ciudadanos de un país libre: República, educación y ciudadanía en las prescripciones didáctico-cívicas de Hygino Amanajás. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e030. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/43081
Sección
Artículo original