“Pelo Paraná Maior”

representações da cultura material escolar exibidas em película nos anos 20

Palavras-chave: cinema, fotografia, Escola Nova, história transnacional

Resumo

Este artigo tem como fonte histórica o filme “Pelo Paraná maior”, produzido pelo governo do Paraná em 1927, que divulgou o estado, a economia e parte da instrução pública e de alguns estabelecimentos de ensino da época. Aborda aspectos da cultura material escolar explorando alguns elementos visuais como o mobiliário, os uniformes, a arquitetura, a organização da escola e os ritos, propondo relações com a retórica da modernidade, da educação, bem como com o movimento da Escola Nova. Para análise, são utilizadas referências teóricas vinculadas à perspectiva crítica da modernidade de Marshall Berman; da cultura escolar, com Dominique Julia; da cultura material escolar, com Eliane Peres e Gizele de Souza e Agustín Escolano Benito; e da Escola Nova, com Diana Gonçalves Vidal. Discute-se ainda a história cultural a partir de Roger Chartier e a história transnacional com Martin Lawn.

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Biografia do Autor

Daniele Marques Vieira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2016). Tem experiência na área de Educação Infantil, como professora e coordenadora pedagógica nesta etapa da Educação Básica e docente do Ensino Superior em cursos de Pedagogia e de História. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Atualmente, realiza pós-doutoramento na Universidade Federal de São Carlos.

Rochele Allgayer, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Mestre e Doutoranda na Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação. Possui graduação em Jornalismo pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc (2008), graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FACVEST (2004). Atualmente é professora assistente do Centro Universitário Opet (UNIOPET). Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Social, Relacionamento com partes interessadas, Responsabilidade Social e Marketing. Pesquisadora integrante do grupo - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Investiga os seguintes temas: história da educação, exposições e congressos educacionais, cultura material escolar, história transnacional e etc.

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Vieira, D. M., & Allgayer, R. (2023). “Pelo Paraná Maior”. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e278. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e278

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