Los paratextos en el Método Portugués ediciones de António Feliciano de Castilho

Palabras clave: método de lectura, enseñanza de la lectura, analisis textual, publicación

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar los paratextos de las ediciones del Método portugués de enseñanza de la lectura, de António Feliciano de Castilho, y demostrar cómo estos elementos constituyen estrategias editoriales adoptadas por el autor para dialogar con el público al que se dirige la obra. Para ello, recurrimos a los fundamentos teóricos y metodológicos de Gérard Genette (2009) y al volumen sesenta y uno, de la primera a la quinta edición, de la obra Castiliana, y concluimos que el autor, a la hora de elegir los paratextos, buscó mantener relaciones con sus lectores haciendo que su texto circulara y estuviera presente en la vida cotidiana de profesores y alumnos de las escuelas portuguesas y brasileñas del siglo XIX.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

César Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Ciência da Informação pela PUC/Campinas. Doutor e Pós-Doutor em Educação pela USP. Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Porto e Universidade de Lisboa. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFMA e UFPA). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino), História do Livro e da Leitura. Produtividade do CNPq.

Kathia Salomão, Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", São Luís, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2022). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Especialização em Educação Musical pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente é professora de música da Escola de Música do Estado do Maranhão " Lilah Lisboa de Araújo". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, História dos livros escolares e História da Educação.

Carlota Boto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. Desde 28 de abril de 2022, é Diretora da FEUSP. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Coordena na FEUSP o Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE). Desde 2020, integra o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, na condição de representante da Congregação da FEUSP. Participa ainda do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi Chefe do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FEUSP (2021-2022). Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq.

Citas

Albuquerque, L. (1975). Antonio Feliciano de Castilho, educador. In Memórias da Academia de Ciências de Lisboa - classe de letras (Tomo 18).

Albuquerque, S. L. (2019). Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro: António Feliciano de Castilho e Joseph Jacotot [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo.

Boto, C. (2012). A escola primária como rito de passagem: ler, escrever e contar e se comportar. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Carvalho, R. (1985). História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até o final do regime de Salazar-Caetano. Fundação Calouste Gulbenkian.

Castilho, A. F. (1850). Leitura repentina para em poucas lições se ensinar a ler com recreação de mestres e discípulos. Tipografia da Revista Universal Lisboense.

Castilho, A. F. (1853a). Método Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler impresso, manuscrito, e numeração e do escrever (2a ed.). Imprensa Nacional.

Castilho, A. F. (1853b). Método Português Castilho para o ensino de ler e escreve (3a ed.). Imprensa de Lucas Evangelista.

Castilho, A. F. (1854). Felicidade pela instrução. Tipografia da Academia Real de Ciências de Lisboa.

Castilho, A. F. (1857). Método Português Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler impresso, escrever e bem falar (4a ed.). Tipografia do Progresso.

Chartier, R. (2014). A mão do autor e a mente do editor (George Schlesinger, trad.). Unesp.

Cordeiro, J. (2016). Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O ensino público, de A. de Almeida Oliveira. Revista Linhas, 35(17), 346-371.

Cunha, A. C. C. (2014). Presença de A. F. de Castilho nas letras oitocentistas portuguesas: sociabilidades e difusão da escrita Feminina [Tese de Doutorado]. Universidade Federal Fluminense.

Enciclopédea Einaudi (Vol. 1). (1989). Imprensa Nacional.

Genette, G. (2009). Paratextos editoriais (Álvaro Faleiros, trad.). Ateliêr Editorial.

Gomes, J. F. (1980). Estudos sobre a história da educação no século XIX. Almedina.

Método português Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler, escrever e bem falar. (1909). In Obras completas de Antônio Feliciano de Castilho (5a ed., rev. anotada e prefaciada por um dos seus filhos). Empresa da História de Portugal.

Riley, C. G. (2000). Antonio Feliciano de Castilho na Ilha de São Miguel (1847-1850). Acts do 2º Coloquio Saudades Perpetuas, Lisboa.

Silva, S. S. (2000). Aspectos da vida social e cultural micaelense na segunda metade do século XIX. Arquipélago-História, 2 série, 4(2), 299-348.

Sousa, F., & Marques, A. H. O. (2004). Portugal e a regeneração. Editorial Presença.

Publicado
2024-01-08
Cómo citar
Castro, C. A., Salomão, K., & Boto, C. (2024). Los paratextos en el Método Portugués ediciones de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e312. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e312
Sección
Artículo original

Funding data