Los paratextos en el Método Portugués ediciones de António Feliciano de Castilho
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo analizar los paratextos de las ediciones del Método portugués de enseñanza de la lectura, de António Feliciano de Castilho, y demostrar cómo estos elementos constituyen estrategias editoriales adoptadas por el autor para dialogar con el público al que se dirige la obra. Para ello, recurrimos a los fundamentos teóricos y metodológicos de Gérard Genette (2009) y al volumen sesenta y uno, de la primera a la quinta edición, de la obra Castiliana, y concluimos que el autor, a la hora de elegir los paratextos, buscó mantener relaciones con sus lectores haciendo que su texto circulara y estuviera presente en la vida cotidiana de profesores y alumnos de las escuelas portuguesas y brasileñas del siglo XIX.
Descargas
Citas
Albuquerque, L. (1975). Antonio Feliciano de Castilho, educador. In Memórias da Academia de Ciências de Lisboa - classe de letras (Tomo 18).
Albuquerque, S. L. (2019). Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro: António Feliciano de Castilho e Joseph Jacotot [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo.
Boto, C. (2012). A escola primária como rito de passagem: ler, escrever e contar e se comportar. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Carvalho, R. (1985). História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até o final do regime de Salazar-Caetano. Fundação Calouste Gulbenkian.
Castilho, A. F. (1850). Leitura repentina para em poucas lições se ensinar a ler com recreação de mestres e discípulos. Tipografia da Revista Universal Lisboense.
Castilho, A. F. (1853a). Método Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler impresso, manuscrito, e numeração e do escrever (2a ed.). Imprensa Nacional.
Castilho, A. F. (1853b). Método Português Castilho para o ensino de ler e escreve (3a ed.). Imprensa de Lucas Evangelista.
Castilho, A. F. (1854). Felicidade pela instrução. Tipografia da Academia Real de Ciências de Lisboa.
Castilho, A. F. (1857). Método Português Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler impresso, escrever e bem falar (4a ed.). Tipografia do Progresso.
Chartier, R. (2014). A mão do autor e a mente do editor (George Schlesinger, trad.). Unesp.
Cordeiro, J. (2016). Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O ensino público, de A. de Almeida Oliveira. Revista Linhas, 35(17), 346-371.
Cunha, A. C. C. (2014). Presença de A. F. de Castilho nas letras oitocentistas portuguesas: sociabilidades e difusão da escrita Feminina [Tese de Doutorado]. Universidade Federal Fluminense.
Enciclopédea Einaudi (Vol. 1). (1989). Imprensa Nacional.
Genette, G. (2009). Paratextos editoriais (Álvaro Faleiros, trad.). Ateliêr Editorial.
Gomes, J. F. (1980). Estudos sobre a história da educação no século XIX. Almedina.
Método português Castilho para o ensino rápido e aprazível do ler, escrever e bem falar. (1909). In Obras completas de Antônio Feliciano de Castilho (5a ed., rev. anotada e prefaciada por um dos seus filhos). Empresa da História de Portugal.
Riley, C. G. (2000). Antonio Feliciano de Castilho na Ilha de São Miguel (1847-1850). Acts do 2º Coloquio Saudades Perpetuas, Lisboa.
Silva, S. S. (2000). Aspectos da vida social e cultural micaelense na segunda metade do século XIX. Arquipélago-História, 2 série, 4(2), 299-348.
Sousa, F., & Marques, A. H. O. (2004). Portugal e a regeneração. Editorial Presença.
Derechos de autor 2024 César Augusto Castro, Kathia Salomão, Carlota Boto (Autor)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada n. 12/2022) -
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão
Grant numbers Edital Nº 18/2021 - Processo BPD - 04993/21 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Edital n. 10/2023