História das emoções e educação para a cidadania (global)

entrevista com Ute Frevert

Resumen

A entrevista com Ute Frevert ocorreu no seu escritório no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, no contexto de um projeto de pesquisa sobre o domínio socioemocional na educação para a cidadania global. Tal como definido pela UNESCO, emoção, cognição e atitudes ou comportamento são as três dimensões na educação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar os desafios sociais, políticos e ambientais dos nossos tempos em escala local, regional e planetária. Como sabemos pela pesquisa e pela experiência, as emoções desempenham um papel fundamental nessa tríade, embora, por vezes, sejam subestimadas na cultura racionalista. O trabalho de Ute Frevert conscientiza a respeito do caráter histórico e contextual das emoções, ajudando a superar uma abordagem simplista nas práticas pedagógicas. As emoções moldam e são moldadas pela economia, as emoções moldam e são moldadas pela política, tal como moldam e são moldadas por todos os arranjos institucionais que constituem o mundo social. Nessa entrevista, Ute Frevert conduz o leitor pelos meandros da história das emoções, com especial atenção para a sua modelagem no atual contexto histórico.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Professor titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor jubilado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Colíder do grupo de pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas e coordenador da Cátedra UNESCO Educação para a cidadania global e justiça socioambiental sediada na UCS. Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação. Integrou o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (2013-2018) e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS (2013-2016). É co-editor do International Journal of Action Research. Em 2019, recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho (destaque em Educação), da FAPERGS.

Citas

Darwin, C. (2000). A expressão das emoções no homem e nos animais. Cia das Letras.

Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções. Lua de Papel.

Goleman, D. (1998). Working with Emotional Intelligence. Bantam Books.

Frevert, U. (1995). Men of Honor: A Social and Cultural History of the Duel. Polity Press.

Moïsi, D. (2010). The Geopolitics of Emotion. New York: Anchor Books.

Reddy, W. (2001). The Navigation of Feeling: A Framework for the History of Emotions. Cambridge University Press.

Rosenwein, B. H. (2011). História das emoções: problemas e métodos. Letra e Voz.

Smith, A. (2000). The Theory of Moral Sentiments. Prometheus.

Publicado
2025-03-09
Cómo citar
Streck, D. R. (2025). História das emoções e educação para a cidadania (global). Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e363. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e363