História das emoções e educação para a cidadania (global)

entrevista com Ute Frevert

Palavras-chave: História das emoções, política, cidadania, cidadania global

Resumo

A entrevista com Ute Frevert ocorreu no seu escritório no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, no contexto de um projeto de pesquisa sobre o domínio socioemocional na educação para a cidadania global. Tal como definido pela UNESCO, emoção, cognição e atitudes ou comportamento são as três dimensões na educação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar os desafios sociais, políticos e ambientais dos nossos tempos em escala local, regional e planetária. Como sabemos pela pesquisa e pela experiência, as emoções desempenham um papel fundamental nessa tríade, embora, por vezes, sejam subestimadas na cultura racionalista. O trabalho de Ute Frevert conscientiza a respeito do caráter histórico e contextual das emoções, ajudando a superar uma abordagem simplista nas práticas pedagógicas. As emoções moldam e são moldadas pela economia, as emoções moldam e são moldadas pela política, tal como moldam e são moldadas por todos os arranjos institucionais que constituem o mundo social. Nessa entrevista, Ute Frevert conduz o leitor pelos meandros da história das emoções, com especial atenção para a sua modelagem no atual contexto histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

Professor titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor jubilado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Colíder do grupo de pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas e coordenador da Cátedra UNESCO Educação para a cidadania global e justiça socioambiental sediada na UCS. Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação. Integrou o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (2013-2018) e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS (2013-2016). É co-editor do International Journal of Action Research. Em 2019, recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho (destaque em Educação), da FAPERGS.

Referências

Darwin, C. (2000). A expressão das emoções no homem e nos animais. Cia das Letras.

Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções. Lua de Papel.

Goleman, D. (1998). Working with Emotional Intelligence. Bantam Books.

Frevert, U. (1995). Men of Honor: A Social and Cultural History of the Duel. Polity Press.

Moïsi, D. (2010). The Geopolitics of Emotion. New York: Anchor Books.

Reddy, W. (2001). The Navigation of Feeling: A Framework for the History of Emotions. Cambridge University Press.

Rosenwein, B. H. (2011). História das emoções: problemas e métodos. Letra e Voz.

Smith, A. (2000). The Theory of Moral Sentiments. Prometheus.

Publicado
2025-03-09
Como Citar
Streck, D. R. (2025). História das emoções e educação para a cidadania (global). Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e363. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e363