História das emoções e educação para a cidadania (global)
entrevista com Ute Frevert
Resumo
A entrevista com Ute Frevert ocorreu no seu escritório no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, no contexto de um projeto de pesquisa sobre o domínio socioemocional na educação para a cidadania global. Tal como definido pela UNESCO, emoção, cognição e atitudes ou comportamento são as três dimensões na educação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar os desafios sociais, políticos e ambientais dos nossos tempos em escala local, regional e planetária. Como sabemos pela pesquisa e pela experiência, as emoções desempenham um papel fundamental nessa tríade, embora, por vezes, sejam subestimadas na cultura racionalista. O trabalho de Ute Frevert conscientiza a respeito do caráter histórico e contextual das emoções, ajudando a superar uma abordagem simplista nas práticas pedagógicas. As emoções moldam e são moldadas pela economia, as emoções moldam e são moldadas pela política, tal como moldam e são moldadas por todos os arranjos institucionais que constituem o mundo social. Nessa entrevista, Ute Frevert conduz o leitor pelos meandros da história das emoções, com especial atenção para a sua modelagem no atual contexto histórico.
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Referências
Darwin, C. (2000). A expressão das emoções no homem e nos animais. Cia das Letras.
Ekman, P. (2011). A linguagem das emoções. Lua de Papel.
Goleman, D. (1998). Working with Emotional Intelligence. Bantam Books.
Frevert, U. (1995). Men of Honor: A Social and Cultural History of the Duel. Polity Press.
Moïsi, D. (2010). The Geopolitics of Emotion. New York: Anchor Books.
Reddy, W. (2001). The Navigation of Feeling: A Framework for the History of Emotions. Cambridge University Press.
Rosenwein, B. H. (2011). História das emoções: problemas e métodos. Letra e Voz.
Smith, A. (2000). The Theory of Moral Sentiments. Prometheus.
Copyright (c) 2025 Danilo Romeu Streck (Autor)

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