O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo – 1896/1909

  • Reginaldo Alberto Meloni Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de Química, História do currículo, Cultura material escolar

Resumo

No final do século XIX, a disciplina Physica/Chimica foi incorporada ao currículo do ensino secundário das escolas paulistas em um processo marcado pela discussão sobre a sua finalidade: a formação erudita ou a formação para a prática. Nesse texto será apresentado um estudo sobre o processo de organização dessa disciplina a partir da análise da legislação e dos manuais de ensino da época. Também serão analisadas as escolhas realizadas no Ginásio de Campinas entre 1896 e 1909, considerando o processo de construção dos laboratórios de ensino, a aquisição dos objetos de educação em Química e os indícios das práticas pedagógicas presentes nas avaliações escolares. Inserido no campo da história da educação em ciências, espera-se, com esse texto, contribuir para a compreensão das práticas escolares e demonstrar que, no período considerado, predominou um ensino de Química teórico e enciclopédico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com pesquisas na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação em Ciências, Ensino de Química e Cultura Material Escolar.
Como Citar
Meloni, R. A. (1). O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo – 1896/1909. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 83 - 106. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40678
Seção
Artigos