<b>Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária</b>
Résumé
No sistema educacional francês, o termo “dispositivo” é utilizado sobretudo por políticos educacionais e reformadores para designar o quadro organizado e explícito de intervenções duráveis e claramente direcionadas (dispositivos de formação, de aprendizagem etc.). Neste artigo, no qual se descreve o uso de suportes da escrita da escola primária (cadernos ou fichários), há interesse, ao contrário, por um dispositivo “sem autor” que estruture de maneira forte, mas impensada, as representações que os mestres e os alunos fazem dos saberes escolares, de seus conteúdos, de sua hierarquia e de seu valor. A maneira pela qual os professores se servem desse dispositivo para “secundarizar” a cultura primária permite retomar a definição de Foucault, para quem a eficácia de um dispositivo é a de inscrever os saberes nas relações de forças “naturais” e, portanto, invisíveis.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.