<b>Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária</b>

  • Anne-Marie Chartier

Résumé

No sistema educacional francês, o termo “dispositivo” é utilizado sobretudo por políticos educacionais e reformadores para designar o quadro organizado e explícito de intervenções duráveis e claramente direcionadas (dispositivos de formação, de aprendizagem etc.). Neste artigo, no qual se descreve o uso de suportes da escrita da escola primária (cadernos ou fichários), há interesse, ao contrário, por um dispositivo “sem autor” que estruture de maneira forte, mas impensada, as representações que os mestres e os alunos fazem dos saberes escolares, de seus conteúdos, de sua hierarquia e de seu valor. A maneira pela qual os professores se servem desse dispositivo para “secundarizar” a cultura primária permite retomar a definição de Foucault, para quem a eficácia de um dispositivo é a de inscrever os saberes nas relações de forças “naturais” e, portanto, invisíveis. 

 

 

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Biographie de l'auteur

Anne-Marie Chartier
Service d’Histoire de l’Éducation.
Publiée
2012-02-16
Comment citer
Chartier, A.-M. (2012). <b>Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(1 [3]), 9-26. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38731