Intelectuais, instrução e espaço público no Brasil Império: uma análise do pensamento político e educacional de Tavares Bastos

  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Intelectuais, instrução, Século XIX

Resumo

Neste trabalho, debruçamo-nos sobre o pensamento de Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) relativo à instrução pública, a partir, em especial, de sua apresentação no livro A Província, e as suas consequências na formação de um espaço público no Brasil constituído por elementos mais democráticos. Para tanto, apoiamo-nos nas categorias: intelectual, estruturas elementares de sociabilidade, microclima e de rede para analisar os processos de produção e circulação das ideias desse intelectual sobre mudança, reformas sociais e a constituição do espaço público no Brasil. Tratamos o seu diagnóstico como chave de leitura para entender o papel da instrução e da reordenação do ensino na inserção do país na modernidade. A partir da análise das fontes principais selecionadas, da sua obra e dos seus intérpretes, derivamos daí aspectos relevantes para pensar o lugar da instrução no contexto de circulação de ideias desse período e o papel destas para o sujeito em questão, o qual, do nosso ponto de vista, está fundamentalmente alicerçado na categoria liberdade.

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Biografia do Autor

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professor Associado I, na área de Sociologia, no Departamento de Fundamentação da Educação (Centro de Educação), sendo, atualmente, o Coordenador de sua área. É professor pesquisador, habilitado a orientar nos Cursos de Mestrado e Doutorado, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação) e Sociologia (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes), ambos na Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve pesquisas sobre História Intelectual e dos Intelectuais, o processo de escolarização no Brasil (séculos XIX e XX), História da Educação e das ideias educacionais e as suas interfaces com Pensamento social no Brasil. Lidera o Diretório do CNPq HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil) e integra também o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).
Publicado
2015-05-27
Como Citar
Costa, J. C. de C. (2015). Intelectuais, instrução e espaço público no Brasil Império: uma análise do pensamento político e educacional de Tavares Bastos. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(2[38]), 81 - 110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38925
Seção
Artigos