Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972)

  • Julia Tomedi Poletto Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Résumé

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves/RS. Abrange o período de 1956, ano da criação do colégio, até 1972, com a implementação da LDB 5.692/71. O objetivo dessa investigação sobre a cultura escolar e o processo identitário do colégio é contribuir para a pesquisa em história das instituições escolares. Em relação à metodologia, utilizamos registros escritos, fotografias e a história oral de ex-alunos, ex-professores e moradores da região. Com base na análise, concluímos que o processo identitário do colégio apresenta algumas notas distintivas, tais como: predominância da etnia italiana, mudança no trabalho pedagógico e na estrutura física, e o ensino católico como norteador de práticas pedagógicas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Julia Tomedi Poletto, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrado em Educação - Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorado em Educação;

Professor e Pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Comment citer
Poletto, J. T., & Kreutz, L. (1). Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 266 - 287. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40747