Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972)

  • Julia Tomedi Poletto Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Palavras-chave: Instituição educativa, processo identitário, cultura escolar

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves/RS. Abrange o período de 1956, ano da criação do colégio, até 1972, com a implementação da LDB 5.692/71. O objetivo dessa investigação sobre a cultura escolar e o processo identitário do colégio é contribuir para a pesquisa em história das instituições escolares. Em relação à metodologia, utilizamos registros escritos, fotografias e a história oral de ex-alunos, ex-professores e moradores da região. Com base na análise, concluímos que o processo identitário do colégio apresenta algumas notas distintivas, tais como: predominância da etnia italiana, mudança no trabalho pedagógico e na estrutura física, e o ensino católico como norteador de práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Tomedi Poletto, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrado em Educação - Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorado em Educação;

Professor e Pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Como Citar
Poletto, J. T., & Kreutz, L. (1). Representações e cultura escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(3[42]), 266 - 287. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40747