A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846 – 1904)
Résumé
O objetivo deste artigo é reconstituir a história da escola isolada no estado de São Paulo, no período de 1846 a 1904. A análise indica o pertencimento desse tipo de escola primária ao modelo de escola singular de antiga e longa duração e demarca a emergência do termo ‘escola isolada’ como desdobramento das políticas de expansão da instrução primária, empreendidas pelos governos paulistas, assentadas na diferenciação interna da rede escolar. Para a realização deste estudo foram examinados 250 relatórios de professores públicos referentes ao período de 1852 a 1897. O texto discorre sobre a organização pedagógica e o funcionamento das escolas unitárias no século XIX, destaca a modernização dessas escolas no início da República e problematiza a institucionalização da escola isolada no aparelho de ensino público paulista.
Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.