A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846 – 1904)

  • Rosa Fátima de Souza Universidade Estadual de São Paulo - Unesp/Araraquara
Palavras-chave: História da escola primária, escola isolada, história da educação, escola primária paulista

Resumo

O objetivo deste artigo é reconstituir a história da escola isolada no estado de São Paulo, no período de 1846 a 1904. A análise indica o pertencimento desse tipo de escola primária ao modelo de escola singular de antiga e longa duração e demarca a emergência do termo ‘escola isolada’ como desdobramento das políticas de expansão da instrução primária, empreendidas pelos governos paulistas, assentadas na diferenciação interna da rede escolar. Para a realização deste estudo foram examinados 250 relatórios de professores públicos referentes ao período de 1852 a 1897. O texto discorre sobre a organização pedagógica e o funcionamento das escolas unitárias no século XIX, destaca a modernização dessas escolas no início da República e problematiza a institucionalização da escola isolada no aparelho de ensino público paulista.

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Publicado
2016-05-31
Como Citar
Souza, R. F. de. (2016). A configuração das Escolas Isoladas no estado de São Paulo (1846 – 1904). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 341 - 337. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40763
Seção
Dossiê