O sistema educativo cabo-verdiano nas suas coordenadas socio-históricas

  • Alcides Fernandes Da Moura Grupo GEFIL- Universidade de Santiago de Compostela, Espaha
Palavras-chave: Sistema educativo, Cabo Verde, História da Educação

Resumo

Partindo do pressuposto de que a educação deve ser compreendida na sua relação dinâmica com a estrutura social, procuramos, neste artigo, analisar a evolução do sistema educativo cabo-verdiano em três momentos sócio-históricos diferentes: período colonial, período pós-independência e período da transição democrática. As conclusões apresentadas são resultado da pesquisa documental e bibliográfica e da análise dos dados estatísticos oficiais do Governo, do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estatísticas. O trabalho foi realizado no âmbito da tese de doutoramento em Ciências da Educação, apresentada no departamento de Teoria da Educação, História da Educação e Pedagogia Social da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Fernandes Da Moura, Grupo GEFIL- Universidade de Santiago de Compostela, Espaha

Doutor em Ciências da Educação pela universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2009) com a tese "Eficácia Social (qualidade e equidade) do sistema educativo em Cabo Verde"; mestre em Sociologia pelo IUPERJ - universidade Cândido Mendes, Brasil (2002)e licenciado em Ciências Sociais (Sociologia) pela universidade Federal Fluminense, Brasil (1999).

Actualmente é membro do grupo galego de investigaçãosobre estudos para a formação e inserção laboral (GEFIL) da faculdade de Ciências da Educação- Universidade de Santiago de Compostela.

Publicado
2016-03-24
Como Citar
Da Moura, A. F. (2016). O sistema educativo cabo-verdiano nas suas coordenadas socio-históricas. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 79 - 109. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40769