História do ensino superior em Mato Grosso: das iniciativas frustradas à criação de um sistema universitário
Résumé
A fim de se visualizar a instalação das primeiras instituições de ensino superior no antigo Estado de Mato Grosso, foi necessário um olhar sobre as mudanças do campo educacional ocorridas no contexto nacional. A discussão, embasada em pesquisa bibliográfica de trabalhos memorialistas e acadêmicos, busca se concentrar nas experiências da construção de instituições de ensino superior no Estado de Mato Grosso, na década de 1960, e alcança o período da divisão do Estado, ocorrida no ano de 1977. Desse modo, expõe-se uma grade de informações que permite se entender o processo de criação da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nesse ponto, defende-se que a porção sul do antigo Mato Grosso foi mais dinâmica do que a parte norte na promoção das primeiras escolas de ensino superior. A institucionalização de escolas de ensino superior ocorreu em um contexto nacional que favorecia o seu processo de interiorização, escolas essas encabeçadas por lideranças locais, profissionais liberais que se utilizavam do discurso da promoção da modernização regional para adquirirem poder e reconhecimento com as iniciativas empreendidas no campo educacional. Já o papel do sistema universitário era, essencialmente, a qualificação da mão de obra local.
Téléchargements
Références
Benfica, Tiago Alinor H. (2016). História e universidade: a institucionalização do campo histórico na Universidade Estadual de Mato Grosso/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1968-1990). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.
Brasil (1968). Govêrno Costa e Silva. Reforma Universitário: expansão de matrículas. Relatório do Grupo de Trabalho criado pelo Decreto nº 63.422, de 14 de outubro de 1968, para estudar o incremento de matrículas no ensino superior. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional.
Da Cruz, Raimundo Conceição Pombo Moreira (1973). Educação, cultura e ensino do Brasil. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas.
Dorileo, Benedito Pedro (2005). Ensino superior em Mato Grosso: até a implantação da UFMT. Campinas: Komedi.
Ferreira, Marieta de Moraes (2013). A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Freitas, Renata Neves Tavares de Barros (2004). Veredas da memória: a conquista do ensino superior em Mato Grosso. Cuiabá: Editora UFMT.
Galetti, Lylia da Silva Guedes (2011). Nos confins da civilização: sertão, fronteira e identidade nas representações sobre Mato Grosso. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Gusmão, Emery Marques (2004). Memórias de quem ensina história: cultura e identidade docente. São Paulo: Editora Unesp.
Jesus, Nauk. M. de (jan-abr. 2004) Aulas de cirurgia no centro da América do Sul (1808-16). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 11(1), 93-106.
Maymone, Hércules (1989). Da Farmácia e Odontologia à Universidade: memórias. Campo Grande: Ed. UFMS/Núcleo de Imprensa Universitária.
Motta, Rodrigo P. (2014). A modernização autoritário-conservadora nas universidades e a influência da cultura política. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo P. Sá (orgs.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar.
Moura, Carlos Francisco (2002). O Ensino em Mato Grosso no século XVIII e início do XIX. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. v. 59. Cuiabá: Entrelinhas, p. 19-40.
Nadai, Elza (1991). A educação como apostolado: história e reminiscências (São Paulo 1930-1970). Tese (Livre-Docência). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP. São Paulo.
Napolitano, Marcos (2014). 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto.
Oliveira, Stella Sanches de (2014). Implantação e organização do curso ginasial no Sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Sociais/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.
Pedrossian, Pedro (2006). O pescador de sonhos: memórias. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.
Roiz, Diogo da Silva (2012). Os caminhos (da escrita) da história e os descaminhos de seu ensino: a institucionalização do ensino universitário de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Curitiba: Appris.
Romanelli, Otaíza de Oliveira (1986). História da educação no Brasil (1930-1973). 8a ed. Petrópolis: Vozes.
Rosa, João Pereira da (1993). As duas histórias da Universidade: 1966-1978. Campo Grande: UFMS.
Sanfelicce, Jose Luis (1986). Movimento estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 64. São Paulo: Cortez: Autores Associados.
Schwarcz, Lilia Moritz (1993). O espetáculo das raças: cientistas e a questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras.
Stein, Nedina Roseli M. (2004). Universidade e política: o caso da Universidade Estadual de Mato Grosso (1962-1979). Tese (Doutorado em Educação) – PUC, São Paulo.
Zattar, Neuza Benedita da Silva (2008). Do IESC à UNEMAT: uma história plural 1979-2008. Cáceres: Editora Unemat.
Copyright (c) 2019 Tiago Alinor Hoissa Benfica

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.