As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação

Résumé

: Objetiva identificar e categorizar artigos de História de Instituições Escolares publicados na Revista Brasileira de História da Educação no intervalo ente 2001 e 2018, com o uso da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). O corpus documental é composto por artigos que examinam histórias institucionais por meio de conteúdos que conformam as categorias espacial, temporal, intelectual, social, política, teoria e metodologia e completo. Os resultados indicam que investigações sobre escolas estão em 24% dos textos. A historiografia em História de Instituições Escolares, publicada na Revista Brasileira de História da Educação, revela uma escrita crítica e inovadora, trazendo à luz a diversidade de escolas que construímos e possibilitando refletir sobre a formação humana.

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Bibliographies de l'auteur

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC).

Ariclê Vechia, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora e Pesquisadora do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação

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Publiée
2019-06-16
Comment citer
Santos, A. V. dos, & Vechia, A. (2019). As escolas que construímos: a história de instituições escolares na Revista Brasileira de História da Educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, e062. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47235
Rubrique
Dossiê - A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas