A edição de literatura infantil em Fortaleza
variações regionais e mediações culturais
Résumé
Este artigo analisa, na perspectiva da sociologia de Pierre Bourdieu, os processos de edição e circulação de livros infantis na cidade de Fortaleza, situada no nordeste do Brasil. Para tanto, enfoca as práticas de agentes e instituições que atuam na constituição de um espaço editorial relativamente autônomo. Como material empírico, elege as Edições Demócrito Rocha e a Editora Dummar, empresas vinculadas ao Grupo de Comunicação O Povo. A hipótese testada é a de que a singularidade de um espaço regional é paradoxalmente conquistada por meio da heteronomia. Nessa perspectiva, é fundamental a atuação do Estado na produção editorial, desde a classificação dos temas da cultura popular, da tradição e do patrimônio, até a compra de livros e editais destinados ao setor. Esse sistema identifica a promoção da cultura local como um modo de ‘juntar as partes’ da nação literária brasileira. O espaço de edição de livros infantis em Fortaleza constitui-se, desse modo, um subcampo de produção dependente e periférico dentro de um espaço nacional também dependente e periférico com relação aos espaços linguísticos transnacionais.v
Téléchargements
Références
Acioli, S. (2012). É pra ler ou pra comer? A história da Padaria Espiritual para crianças (3a ed.). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.
Adjafre, D. (2009). A batalha de Jericoacoara. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.
Bourdieu, P. (2013). Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado. Revista Estudos Avançados, 27(79), 133-144.
Catálogo infantil e juvenil 2013/2014. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo_edr_2013_-_web
Catálogo infantil e juvenil 2014/2015. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo_edr-2014-2015_-_escolas
Catálogo infantil e juvenil 2015/2016. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo-edr_2015-2016-issu
Chartier, R. (1999). A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
FLLLEC: Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará. (2019). Recuperado de: https://forumdeliteraturace.files.wordpress.com/2011/09/memoria_flllec.pdf
Fortaleza, E. M. S. (2005). Literatura infantil cearense: contos, encantos e desencantos. (TCC de Especialização em Leitura e Formação do Leitor). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Fundação Demócrito Rocha. (2017). Recuperado de: http://fdr.org.br/democrito-rocha/
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE]. (2017). Programa do livro. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro
Júnior, I. A. P. (2003). Cearensidade. In: CARVALHO, Gilmar de (org.). Bonito pra chover: ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.
Lahire, B. C. (2017). Campo. In A. M. Catani et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Leão, A. B. (2007). Norbert Elias e a educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Leão, A. B. (2012). Brasil em Imaginação. Livros, impressos e leituras infantis (1890 – 1915). Fortaleza: INESP, UFC.
Lebrun, J. (1998). O leitor entre limitações e liberdade. In R. Chartier. A aventura do livro – do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Montenegro, T. (2010). Rachel: o mundo por escrito. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.
Muniz Jr., J. S. (2016). Girafas e bonsais: editores ‘independentes’ na Argentina e no Brasil (1991-2015) (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Oliveira, A. A. R. (2015). Em busca do Ceará: a conveniência da cultura popular na figuração da cultura cearense (1948-1983) (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Ortiz, R. (1994). Legitimidade e estilos de vida. In R. Ortiz. Mundialização e cultura. São Paulo, SP: Editora Brasiliense.
Ortiz, R. (2000). Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo, SP: Olho D’água.
Ortiz, R. (1994). Românticos e folcloristas: cultura popular. São Paulo, SP: Editora Olho D’Água.
Retratos da leitura no Brasil. (2019). Recuperado de: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf
Silva, O. A. (2001). Pelas rotas dos livros: circulação de romances e conexões comerciais em Fortaleza (1870-1891). Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora.
Sorá, G. (2010). Brasilianas: José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.
Souza, R. J. (2004). Leitura e alfabetização: a importância da poesia infantil nesse processo. In R. J. Souza (Org.), Caminhos para a formação do leitor (p. 61-78). São Paulo, SP: DCL.
Viana, K. (2019). Entrevista com Klévisson Viana [Entrevista concedida a Jáder Santana] (Folha de Rosto, n. 12). Fortaleza, CE: Podcast da Editora Dummar. Recuperado de: https://soundcloud.com/user-499629010/folha-de-rosto-5-um-bate-papo-com-klevisson-viana
Zilberman, R. (1987). Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo, SP: Ática
Copyright (c) 2020 Andréa Borges Leão, Ana Cíntia Moreira Sales (Autor)

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.