A edição de literatura infantil em Fortaleza

variações regionais e mediações culturais

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará
  • Ana Cíntia Moreira Sales Universidade Federal do Ceará

Résumé

Este artigo analisa, na perspectiva da sociologia de Pierre Bourdieu, os processos de edição e circulação de livros infantis na cidade de Fortaleza, situada no nordeste do Brasil. Para tanto, enfoca as práticas de agentes e instituições que atuam na constituição de um espaço editorial relativamente autônomo. Como material empírico, elege as Edições Demócrito Rocha e a Editora Dummar, empresas vinculadas ao Grupo de Comunicação O Povo. A hipótese testada é a de que a singularidade de um espaço regional é paradoxalmente conquistada por meio da heteronomia. Nessa perspectiva, é fundamental a atuação do Estado na produção editorial, desde a classificação dos temas da cultura popular, da tradição e do patrimônio, até a compra de livros e editais destinados ao setor. Esse sistema identifica a promoção da cultura local como um modo de ‘juntar as partes’ da nação literária brasileira. O espaço de edição de livros infantis em Fortaleza constitui-se, desse modo, um subcampo de produção dependente e periférico dentro de um espaço nacional também dependente e periférico com relação aos espaços linguísticos transnacionais.v

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Pesquisadora do CNPq, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professora do Departamento de Ciências Sociais. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Lidera o G.E.C.C.A (Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte), com Enio Passiani/UFRGS.  

Ana Cíntia Moreira Sales , Universidade Federal do Ceará

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participa do Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte (GECCA), vinculado ao curso de Ciências Sociais da UFC. Realizo pesquisas relacionadas à Sociologia da Cultura, da Literatura, do Livro e da Leitura, com ênfase nas práticas editoriais e na literatura infantojuvenil.

Références

Acioli, S. (2012). É pra ler ou pra comer? A história da Padaria Espiritual para crianças (3a ed.). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.

Adjafre, D. (2009). A batalha de Jericoacoara. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.

Bourdieu, P. (2013). Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado. Revista Estudos Avançados, 27(79), 133-144.

Catálogo infantil e juvenil 2013/2014. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo_edr_2013_-_web

Catálogo infantil e juvenil 2014/2015. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo_edr-2014-2015_-_escolas

Catálogo infantil e juvenil 2015/2016. (2017). Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha. Recuperado de: https://issuu.com/edicoesdemocritorocha/docs/catalogo-edr_2015-2016-issu

Chartier, R. (1999). A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.

FLLLEC: Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará. (2019). Recuperado de: https://forumdeliteraturace.files.wordpress.com/2011/09/memoria_flllec.pdf

Fortaleza, E. M. S. (2005). Literatura infantil cearense: contos, encantos e desencantos. (TCC de Especialização em Leitura e Formação do Leitor). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Fundação Demócrito Rocha. (2017). Recuperado de: http://fdr.org.br/democrito-rocha/

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE]. (2017). Programa do livro. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro

Júnior, I. A. P. (2003). Cearensidade. In: CARVALHO, Gilmar de (org.). Bonito pra chover: ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.

Lahire, B. C. (2017). Campo. In A. M. Catani et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Leão, A. B. (2007). Norbert Elias e a educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Leão, A. B. (2012). Brasil em Imaginação. Livros, impressos e leituras infantis (1890 – 1915). Fortaleza: INESP, UFC.

Lebrun, J. (1998). O leitor entre limitações e liberdade. In R. Chartier. A aventura do livro – do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Montenegro, T. (2010). Rachel: o mundo por escrito. Fortaleza, CE: Edições Demócrito Rocha.

Muniz Jr., J. S. (2016). Girafas e bonsais: editores ‘independentes’ na Argentina e no Brasil (1991-2015) (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, A. A. R. (2015). Em busca do Ceará: a conveniência da cultura popular na figuração da cultura cearense (1948-1983) (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Ortiz, R. (1994). Legitimidade e estilos de vida. In R. Ortiz. Mundialização e cultura. São Paulo, SP: Editora Brasiliense.

Ortiz, R. (2000). Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo, SP: Olho D’água.

Ortiz, R. (1994). Românticos e folcloristas: cultura popular. São Paulo, SP: Editora Olho D’Água.

Retratos da leitura no Brasil. (2019). Recuperado de: http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf

Silva, O. A. (2001). Pelas rotas dos livros: circulação de romances e conexões comerciais em Fortaleza (1870-1891). Fortaleza, CE: Expressão Gráfica e Editora.

Sorá, G. (2010). Brasilianas: José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.

Souza, R. J. (2004). Leitura e alfabetização: a importância da poesia infantil nesse processo. In R. J. Souza (Org.), Caminhos para a formação do leitor (p. 61-78). São Paulo, SP: DCL.

Viana, K. (2019). Entrevista com Klévisson Viana [Entrevista concedida a Jáder Santana] (Folha de Rosto, n. 12). Fortaleza, CE: Podcast da Editora Dummar. Recuperado de: https://soundcloud.com/user-499629010/folha-de-rosto-5-um-bate-papo-com-klevisson-viana

Zilberman, R. (1987). Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo, SP: Ática

Publiée
2020-06-29
Comment citer
Leão, A. B., & Sales , A. C. M. (2020). A edição de literatura infantil em Fortaleza. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e118. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51193