História da Educação e Populações Negras

Résumé

O Dossiê “História da Educação e Populações Negras”, resultado da chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 35 propostas. Após avaliação, foram selecionados 12 artigos que demonstraram adesão ao edital e receberam pareceres positivos dos/as avaliadores/as ad hoc. Os textos selecionados versam sobre temas como mulheres, intelectuais, aulas noturnas, trabalho, ensino de primeiras letras e superior, ensino de artes e ofícios, todos em intersecção com a cor/raça dos sujeitos envolvidos. Contemplam períodos que vão do início do século XIX à metade do século XX, abordando a problemática da educação das populações negras em regiões diversas como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contém, ainda, um texto que sobre a questão em Moçambique. As pesquisas foram realizadas por autores/as consagrados/as no campo, assim como estudantes de mestrado e doutorado das diversas regiões mencionadas, articulando faces do “velho” e do “novo” na História da Educação Brasileira.

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Bibliographies de l'auteur

Adlene Arantes, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, PE

Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco/UPE - Campus Mata Norte. Desenvolve atualmente as temáticas de pesquisa: Imprensa pedagógica e discursos eugênicos (na área de história da educação); Literatura afro-brasileira e africana em bibliotecas escolares da Mata Norte Pernambucana (na área das Relações étnico-raciais).

José Gonçalves Gondra, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor Titular de História da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e da FAPERJ, no Programa Cientista do Nosso Estado. Editor-associado da Revista Brasileira de História da Educação.

Surya Aaronovich Pombo de Barros, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em História/UFPB. Integrante do GHENO - Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (UFPB) e do NIEPHE - Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (USP). Integrante do NEABI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiro e Indígena da Universidade Federal da Paraíba.

Références

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Fonseca, M. V. (2007). A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, 13, 11-50.
Fonseca, M. V., & Barros, S. A. P. (2016). (Ed.). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EDUFF.
Gondra, J. G., & Schueler, A. (2008). Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez.
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Publiée
2022-07-01
Comment citer
Arantes, A., Gondra, J. G., & Barros, S. A. P. de. (2022). História da Educação e Populações Negras. Revista Brasileira De História Da Educação, 22(1), e207. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64218