História da Educação e Populações Negras
Resumo
O Dossiê “História da Educação e Populações Negras”, resultado da chamada pública da Revista Brasileira de História da Educação, recebeu 35 propostas. Após avaliação, foram selecionados 12 artigos que demonstraram adesão ao edital e receberam pareceres positivos dos/as avaliadores/as ad hoc. Os textos selecionados versam sobre temas como mulheres, intelectuais, aulas noturnas, trabalho, ensino de primeiras letras e superior, ensino de artes e ofícios, todos em intersecção com a cor/raça dos sujeitos envolvidos. Contemplam períodos que vão do início do século XIX à metade do século XX, abordando a problemática da educação das populações negras em regiões diversas como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Contém, ainda, um texto que sobre a questão em Moçambique. As pesquisas foram realizadas por autores/as consagrados/as no campo, assim como estudantes de mestrado e doutorado das diversas regiões mencionadas, articulando faces do “velho” e do “novo” na História da Educação Brasileira.
Downloads
Referências
Evaristo, C. (2008). Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala.
Fonseca, M. V. (2007). A arte de construir o invisível: o negro na historiografia educacional brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, 13, 11-50.
Fonseca, M. V., & Barros, S. A. P. (2016). (Ed.). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EDUFF.
Gondra, J. G., & Schueler, A. (2008). Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez.
Ministério da Educação/SECAD. (2006). Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf
Nagle, J. (1976). Educação e sociedade na Primeira República. (2a ed.). São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar.
Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. (2004). Institui as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 maio 2004. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





