Ester Troian Benvenutti
pela educação e cultura nas áreas rurais de Caxias do Sul-RS (1940-1950)
Resumo
Este estudo, com pressupostos teóricos na história cultural e metodológicos na análise documental histórica, a partir de documentos e transcrições de entrevistas, propõe investigar e compreender o percurso da professora Ester Troian Benvenutti junto às comunidades rurais de Caxias do Sul-RS. Para isso, considera que as representações sobre essa docente foram relevantes para o percurso de outras mulheres no campo da educação, nesta região. Com recorte temporal entre 1940-1960, busca-se evidenciar as ressonâncias de suas propostas na educação. Considerou-se que a sua atuação foi relevante, mediando as relações entre diferentes grupos sociais, e que suas propostas foram preponderantes para outras docentes e importantes para a transformação da cultura escolar local.
Downloads
Metrics
Referências
Alberti, V. (2013). Manual de história oral (3a ed.). Rio de Janeiro, RJ: FGV.
Benvenutti, E. T. (1983). Entrevista com E. T. Benvenutti [Entrevista concedida a Juventino Dal Bó e Liliana Alberto Henrichs]. Caxias do Sul.
Bergozza, R., & Luchese, T. A. (2010). Escola complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias do Sul - 1930-1961. Conjectura, 15(3), 121-140.
Bortolon, V. C. (1980). Entrevista com V. C. Bortolon [Entrevista concedida a Liane Beatriz Moretto Ribeiro]. Caxias do Sul.
Burke, P. (2010). A escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo, SP: Editora da UNESP.
Catteli, R. E. (2010). Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova. Educação & Sociedade, 31(11) 605-624.
Caxias do Sul. (1951a, abril). Jornal Despertar. Recuperado de: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-despertar-6
Caxias do Sul. (1951b, setembro). Jornal Despertar. Recuperado de: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-despertar-6
Caxias do Sul. (1952, junho). Jornal Despertar. Recuperado de: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-despertar-8
Caxias do Sul. (1953, julho). Jornal Despertar. Recuperado de: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-despertar-8
Caxias do Sul. (1954, junho). Jornal Despertar. Recuperado de: http://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br/index.php/jornal-despertar-8
Caxias do Sul. (2019, 5 de agosto). Perfil socioeconômico: Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. Recuperado de: https://gcpstorage.caxias.rs.gov.br/documents/2018/01/e5078ad2-eb32-4cf5-a878-e2d7d08e093e.pdf
Caxias do Sul. (1952-1954). Relatório de atividades da Diretoria de Instrução Pública de 1952-1954 (Arquivo Histórico João Spadari Adami de Caxias do Sul).
Chartier, R. (1991). O mundo como representação. Estudos Avançados, 11(5).
Duby, G., & Perrot, M. (1993). História das mulheres no Ocidente. Porto, PT: Afrontamento.
Fiori, N. A. (2002). Clube agrícola em Santa Catarina: ruralismo e nacionalismo na escola. Perspectiva, 231-260. Recuperado de: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10286/955
Giacomoni, C., & Souza, J. E. (2020). Formas de organizar a Educação Física no ensino primário: memórias de professoras da Escola Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985). Cadernos de História da Educação, 19(2), 496-512. Recuperado de: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-78062020000200496&script=sci_arttext&tlng=pt
Heredia, V. B. M. (2022). Mulheres na zona de colonização italiana no sul do Brasil. In Histórias das mulheres no Brasil Meridional. São Leopoldo, RS: Oikos. Recuperado de: https://ppghistoria.furg.br/images/E-books/Historia_das_mulheres_no_Brasil_Meridional_-_E-book-9.pdf
Kreutz, L. (2004). O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Pelotas, RS: Seiva.
Luchese, T. A. (2016). Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920-1960). Cadernos de História da Educação, 3(15), 926-952.
Luchese, T. A., & Grazziotin, L. S. (2015). Memórias de docentes leigas que atuaram no ensino rural da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul (1930-1950). Educação e Pesquisa, 2(41), 341-358. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/100435/99039
Luchese, T. A., & Rech, G. L. (2018). Escolas italianas no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul, RS: Educs.
Machado, M. A., & Aguzzoli, L. (2005). Nossas mulheres: que ajudaram a construir Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS.
Menucci, S. (1934). A crise brasileira de educação. São Paulo, SP: Editora Piratininga.
Oliveira, R. L. (2015, 5 de março). A trajetória da professora Ester Troian Benvenutti. Jornal Pioneiro. Recuperado de: http://wp.clicrbs.com.br/memoria/2015/03/05/atrajetoria-de-ester-troian-benvenutti/?topo=87
Pedro, J. M. (2022). Prefácio. In História das mulheres no Brasil meridional (p. 11-20). São Leopoldo, RS: Oikos.
Rambo, A. B. (2008). O professor comunitário. In Instituições formadoras de professores no Rio Grande do Sul (p. 233-258). Pelotas, RS: Ed. da UFPel.
Rizzon, D. C. (1980). Entrevista D. C. Rizzon [Entrevista concedida a Liane Beatriz Moretto Ribeiro]. Caxias do Sul, RS: Instituto de Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul.
Roso, P. C. M. (2012). A educação do corpo nas escolas municipais de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1937 a 1945) (Dissertação de Mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul.
Souza, R. F. (2008). História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo, SP: Cortez.
Tambara, E. C. (1998). Profissionalização, escola normal, e feminilização: magistério sul-rio-grandense de instrução pública no século XIX. História da Educação, (3), 35-57.
Werle, F. O. C. (2007). Escola normal rural no sul do Brasil. In Anais da Reunião Anual da ANPED de caxambu Rio de Janeiro, Minas Gerais.
Werle, F. O. C., & Metzler, A. M. C. (2010). Contextos, institucionalização e práticas pedagógicas em Escolas Normais Rurais. In Educação Rural: práticas civilizatórias e institucionalização da formação de professores (p. ?-?). São Leopoldo: Oikos
Weschenfelder, N. V. (2003). Uma história de governamento e de verdades: educação Sousa rural no RS 1950/1970 (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Copyright (c) 2023 Elisangela Dewes, José Edimar de Souza, Cristian Giacomoni (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.