O destino da casa do Visconde
fins duradouros e patrióticos da educação católica
Résumé
A pesquisa investiga as representações construídas sobre o edifício do Colégio Nossa Senhora de Lourdes na imprensa periódica, indagando como a ideia de patrimônio é aí formada. Instalado na casa do Visconde de Ouro Preto em 1922, no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, o Colégio mantém-se até hoje no mesmo local, atendendo estudantes de setores médios da população. Compondo uma pesquisa maior, os resultados aqui apresentados respondem às seguintes questões: como o espaço e as construções do Colégio apareciam na imprensa? Quais as ideias de patrimônio aí veiculadas? Para isso, recorremos à catalogação das ocorrências encontradas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sua leitura e análise ancorada nos conceitos de materialidade escolar, patrimônio e território.
Téléchargements
Metrics
Références
Abreu, M. (2013). A evolução urbana do Rio de Janeiro (4a ed.). Rio de Janeiro, RJ: IPP.
Actas y decretos del Concilio Plenario de la América Latina. (1906). Roma: Typographia Vaticana.
Alba, E. L. C. (2022). Rescate y valoración del patrimonio histórico educativo: una assignatura pendiente en México. In A. B. Escolano, & E. L. C. Alba (Eds.), Cultura escolar y patrimonio histórico educatico Méxio-España (p. 131-154). Ciudad de México, MX: Sociedad Mexicana de Historia de la Educación. Recuperado de: http://libros.somehide.org/index.php/membresia/catalog/view/17/26/269-1
Benchimol, J. L. (1992). Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro, RJ: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. Departamento Geral de Documentação e informação Cultural. Divisão de Ed.
Benito, A. E. (2018). Etnohistória e cultura material da escola: a educação nas exposições universais. In V. L. G. Silva, G. Souza, & C. Castro (Eds.), Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades (p. 89-113). Vitória, ES: EDUFes.
Benjamin, W. (1991). Paris, capital do século XIX. In F. R. Kothe (Ed.), Walter Benjamin, sociologia (p. 30-43). São Paulo, SP: Ática.
Beozzo, J. O. (1993). A Igreja no Brasil. In J. O. Beozzo (Org.), História da Igreja no Brasil (p. 46-77). Petrópolis, RJ: Vozes.
Blake, A. V. A. (1970). Diccionario bibliographico brazileiro. Rio de Janeiro, RJ: Imprensa Nacional. Recuperado de: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/22
Bonnemaison, J. (1981). Voyage autour du territoire. Espace Geographique, 10(4), 249-262. Recuperado de: https://doi.org/10.3406/spgeo.1981.3673
Camargo, M. A. P. (2019). A cidade e as escolas: a memória material e o monumento através das escolas Corrêa de Mello e Ferreira Penteado de Campinas na década de 1880. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, 27(1), 119-136. Recuperado de: https://doi.org/10.20396/resgate.v27i1.8654893
Campos, R. D. (2012). No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, 12(1) [28], 45-70.
Cha’ concerto em beneficio das obras mantidas pelas religiosas do Colegio Nossa Senhora de Lourdes. (1931, 15 de novembro). A Cruz, ed. 00046 (1), p. 5. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829706&pesq=%22Col%C3%A9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=2734
Collegio Nossa Senhora de Lourdes. (1924, 13 de dezembro). Jornal do Brasil, ed. 00299 (1), Secção Religiosa, p. 39. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_04&Pesq=%22Col%c3%a9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pagfis=34123
Collegio N. Senhora de Lourdes. (1932, 30 de novembro). Jornal do Commercio, ed. 00284 (1), p. 9. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_12&Pesq=%22Col%c3%a9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pagfis=19436
Conduru, R. (2014). Urbanidade na fronteira: a arquitetura das escolas públicas no Rio de Janeiro. In A. C. V. Mignot, A. L. Silva, & M. G. Silva (Eds.), Outros tempos, outras escolas (p. 21-35). Rio de Janeiro, RJ: Quartet.
Cunha, L. A. (2017). A educação brasileira na primeira onda laica: do Império à República. Rio de Janeiro, RJ: Edição do autor.
Davies, N. (2018). O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988 e suas alterações até abril de 2018. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, 8, 1-21. Recuperado de: https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-83538
Decreto nº 41.472, de 31 de março de 2016. (2016, 01 de abril). Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.
Dórea, C. R. D. (2000). Anísio Teixeira e as políticas de edificações escolares no Rio de Janeiro (1931-1935) e na Bahia (1947-1951). In Anais da 23a Reunião Anual da ANPED, Caxambu, MG. Recuperado de: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0206p.PDF
Ferreira, M. M., & Montalvão, S. (2015). Jornal do Brasil. Recuperado de: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/jornal-do-brasil
Focus. (n.d.). Banco de dados. Recuperado de: https://www.focus.fe.unicamp.br/pt-br/projetos-tematicos/congregacoes-catolicas-educacao-e-estado-nacional/banco-de-dados?
Genevois, S. (2020). Quelle approche géographique des territoires scolaires? Geocarrefour, 94(2). Recuperado de: https://doi.org/10.4000/GEOCARREFOUR.14684
Gerson, B. (2013). História das ruas do Rio de Janeiro (6a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Bem-te-vi.
Ginzburg, C. (2001). Representação: a palavra, a ideia, a coisa. In C. Ginburg (Ed.), Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo, SP: Cia das Letras.
Gonçalves, J. R. S. (2003). O patrimônio como categoria de pensamento. In R. Abreu, & M. Chagas. Memória e patrimônio, ensaios contemporâneos (p. 25-34). Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
Gonçalves, A. M., & Chaloba, R. F. S. (2013). Igreja Católica e educação escolar: escolas católicas em Goiás (1890/1937). Revista Eletrônica Documento/Monumento, 23(22), 1-18.
Grande Bazar de Caridade, no Palace Hotel. (1930, 25 de maio). A Cruz, ed. 00021 (1), p. 2. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829706&pesq=%22Col%C3%A9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pasta=ano%20192&hf=memoria.bn.br&pagfis=2180
Halbwachs, M. (1965). Les cadres sociaux de la mémoire. Paris, FR : Librairie Felix Alcan.
Leonardi, P. (2010). Além dos espelhos: memórias, imagens e trabalhos de duas congregações católicas. São Paulo, SP: Fapesp.
Lopes, A. H. (2006, 02 de maio). Do monarquismo ao “populismo”: o Jornal do Brasil na virada para o século XX. Nuevo Mundo Mundos Nuevos. Recuperado de: http://journals.openedition.org/nuevomundo/2239
Luca, T. R. (2005). História dos, nos e por meio dos periódicos. In C. B. Pinsky, (Org.), Fontes históricas (p. 111-153). São Paulo, SP: Contexto.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Lourdes. (1903, 10 de dezembro). Jornal do Brasil, ed. 00344 (1), p. 3. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_02&Pesq=Col%c3%a9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes&pagfis=12876
Martins, M. A. C., & Leonardi, P. (2022). Nacionalidade fundada no catolicismo: Estado e Igreja nos anos em torno do centenário da independência. In A. M. Limeira, E. C. S., J. Gondra. (Org.). Independência e instrução no Brasil: história, memória e formação (1822-1972) (pp. 301-326). Rio de Janeiro: UERJ.
Mattos, E., Innocentinni, T., & Benelli, Y. (2012). Capitanias hereditárias e desenvolvimento econômico: herança colonial sobre desigualdade e instituições. Pesquisa e Planejamento Econômico, 42(3), 434-471.
M. E. C. (1924, 21 de dezembro). Notas sociaes: fémina. Jornal do Brasil, ed. 00306 (1), p. 9. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_04&Pesq=%22Col%c3%a9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pagfis=34326
Noé, J.-B. (2015). Géopolitique du Vatican. Paris, FR : Presses Universitaires de France.
Nunes, C. (1993). A escola redescobre a cidade (Tese de Concurso para Profa Titular). UFF, Rio de Janeiro.
Oliveira, L. H. M., & Gatti Jr., D. (2002). História das instituições educativas: um novo olhar historiográfico. Cadernos de História da Educação, 1(1), 73-76.
Paulilo, A. L. (2019). A cultura material da escola: apontamentos a partir da história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, 19, e065. Recuperado de: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/46818
R.I.C.I. (1938, 15 de maio). Pia União do Colégio de Lourdes. A Cruz, ed. 00020 (1), p. 2. Recuperado de: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=829706&Pesq=%22Col%c3%a9gio%20Nossa%20Senhora%20de%20Lourdes%22&pagfis=4565
Ricoeur, P. (2007). A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Rocha, A. L. C., & Eckert, C. (2013). Etnografia da duração: antropologia das memórias coletivas em coleções etnográficas. Petropolis, RS: Marcavisual.
Rodrigues, R. R. J., & Martinez, S. A. (2018). Materialidade da escola primária no estado do Rio de Janeiro (1893-1922): entre escolas singulares e graduadas. In V. L. G. Silva, G. Souza, & C. Castro (Eds.), Cultura material escolar em perspectiva: escritas e possibilidades (p. 413-450). Vitória, ES: Edufes.
Rogers, R. (2014). Congregações femininas e difusão de um modelo escolar: uma história transnacional. Pro-Posições, 25(1), 55-74. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0103-73072014000100004
Santos, M. (2006). O dinheiro e o território. In M. Santos, B. Becker, & C. A. F. Silva. Território, territórios: ensaios sobre ordenamento territorial (p. 13-21). São Paulo, SP: Lamparina.
Silva, J. C. S. (2009). Teatros da modernidade: representações de cidade e escola primária no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920 (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Silva, K. V. (2006). Dicionário de conceitos históricos. São Paulo, SP: Contexto.
Silva, V. L. G., Souza, G., & Castro, C. A. (2018). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória, ES: Edufes.
Stanchi, R. P. (2008). Modernidade, mas nem tanto: o caso da vila operária da fábrica Confiança, Rio de Janeiro, Séculos XIX e XX (Dissertação de Mestrado em Arqueologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de: http://www.museunacional.ufrj.br/arqueologia/docs/Disserts/Stanchi2008.pdf. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tepedino, C. A. L. (2007). Cotidiano Escolar e mudança sociocultural: a experiência do Colégio Stella Maris (Tese de Doutorado). PUC, Rio de Janeiro.
Wohnrath, V. P. (2017). Duas dinâmicas, dois resultados: a Igreja Católica na Assembléia Nacional Constituinte 1987-1988. Pro-Posições, 28(9), 242-270. Recuperado de: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=jqzpjAYAAAAJ&citation_for_view=jqzpjAYAAAAJ:3fE2CSJIrl8C
Yates, F. A. (2007). A arte da memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp.
Copyright (c) 2023 Paula Leonardi, Giullia de Luca Maia (Autor)

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada n. 12/2022)