Instrução pública primária para negros e pobres no noroeste de Minas Gerais no início do século XX

as condições das escolas dos sertões

Résumé

O artigo problematiza a distribuição territorial e as condições das escolas públicas primárias do noroeste de Minas Gerais, nas décadas iniciais da República brasileira. Utilizamos o recorte teórico metodológico proposto por Veiga (2022), que aborda a divisão sociorracial da educação por meio da oferta escolar desigual. Verificamos, por parte do poder público, o privilégio concedido ao Grupo Escolar, localizado na porção urbana, apontada nas fontes documentais como um ponto isolado e excepcionalmente civilizado. Por outro lado, evidenciado pelo fechamento de escolas, não envio de mobiliário e material didático, falta de professores e raridade de visitas de autoridades pedagógicas, verificamos o descuido com a instrução pública das crianças pobres e negras moradoras da vasta região então caracterizada como um sertão selvagem, caracterização construída, inclusive, a partir de um critério racial.

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Biographie de l'auteur

Nádia Bueno Rezende, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Arinos, MG, Brasil

Doutora em Educação (UFMG - 2022) e professora EBTT do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

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Publiée
2024-11-12
Comment citer
Rezende, N. B. (2024). Instrução pública primária para negros e pobres no noroeste de Minas Gerais no início do século XX. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e354. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e354

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