<b>A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais</b>

  • Cynthia Greive Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: República, Escola, Federalismo, Educação Nacional

Resumo

O artigo discute a reestruturação da escola primária no Brasil nas primeiras décadas republicanas como um processo político--social integrante das tensões entre as políticas estaduais e o desenvolvimento do nacionalismo. Demonstrou-se que a demanda pela participação efetiva da União no combate ao analfabetismo e ampliação da escola primária como condição de exercício da democracia se processou como parte da crise do federalismo brasileiro concomitante à construção do nacionalismo.

 

 

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Biografia do Autor

Cynthia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora

em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Faculdade

de Educação da UFMG. Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação

(UFMG). Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores da Universidade Estadual de

Londrina (UEL)
Publicado
2012-02-01
Como Citar
Veiga, C. G. (2012). <b>A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(1 [25]), 143-178. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38510