<b>Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A <i>Revista Brasileira de História da Educação</i> (2001-2007)</b>
Resumo
O artigo apresenta o balanço da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), elaborado pela Comissão Editorial, gestão 2005-2007, em que se sistematiza e se organiza informações sobre o processo de publicação da revista. Inicialmente, a própria prática do inventário é refletida para, em um segundo momento, nos determos nas reflexões relativas à identidade da RBHE construída ao longo dos últimos sete anos (2001-2007). Procuramos interrogar o lugar institucional de produção, atentos às regras de funcionamento do próprio campo e àquilo que vem sendo objeto de divulgação pela RBHE. Nesse caso, indagamos acerca dos temas, espaços, períodos e fontes privilegiados pelos investigadores de história da educação no conjunto de artigos examinados. Por fim, procuramos explorar os referenciais teórico-metodológicos presentes nos trabalhos veiculados e as relações que a revista tem estabelecido com a América Latina e com o mundo ibérico de modo geral. Com esse exercício, pretendemos pensar diversos aspectos relacionados à produção do saber em história da educação e o modo como marcam e configuram esse campo no país. Nesse esforço, objetiva-se dar visibilidade a um projeto editorial que vem sendo delineado por meio de ação desenvolvida entre pares, comprometidos com a reflexão histórica e com os efeitos da mesma na qualificação do debate acerca da educação em nosso país.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.