<b>Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A <i>Revista Brasileira de História da Educação</i> (2001-2007)</b>

  • Ana Maria Galvão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Dislane Zerbinatti Moraes Universidade de São Paulo
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maurilane de Souza Biccas Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Historiografia da Educação, Imprensa Periódica Educacional, Estudos Comparados em História da Educação, História da Educação Brasileira

Resumo

O artigo apresenta o balanço da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), elaborado pela Comissão Editorial, gestão 2005-2007, em que se sistematiza e se organiza informações sobre o processo de publicação da revista. Inicialmente, a própria prática do inventário é refletida para, em um segundo momento, nos determos nas reflexões relativas à identidade da RBHE construída ao longo dos últimos sete anos (2001-2007). Procuramos interrogar o lugar institucional de produção, atentos às regras de funcionamento do próprio campo e àquilo que vem sendo objeto de divulgação pela RBHE. Nesse caso, indagamos acerca dos temas, espaços, períodos e fontes privilegiados pelos investigadores de história da educação no conjunto de artigos examinados. Por fim, procuramos explorar os referenciais teórico-metodológicos presentes nos trabalhos veiculados e as relações que a revista tem estabelecido com a América Latina e com o mundo ibérico de modo geral. Com esse exercício, pretendemos pensar diversos aspectos relacionados à produção do saber em história da educação e o modo como marcam e configuram esse campo no país. Nesse esforço, objetiva-se dar visibilidade a um projeto editorial que vem sendo delineado por meio de ação desenvolvida entre pares, comprometidos com a reflexão histórica e com os efeitos da mesma na qualificação do debate acerca da educação em nosso país.

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE).
Dislane Zerbinatti Moraes, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Vice-coordenadora da linha de pesquisa “História da educação e historiografi a da pós-graduação em educação”.

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

 

Maurilane de Souza Biccas, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE).

Publicado
2012-02-07
Como Citar
Galvão, A. M., Moraes, D. Z., Gondra, J. G., & Biccas, M. de S. (2012). <b>Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A <i>Revista Brasileira de História da Educação</i> (2001-2007)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(1 [16]), 171-234. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592