<b>Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A <i>Revista Brasileira de História da Educação</i> (2001-2007)</b>

  • Ana Maria Galvão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Dislane Zerbinatti Moraes Universidade de São Paulo
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maurilane de Souza Biccas Universidade de São Paulo

Resumen

O artigo apresenta o balanço da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), elaborado pela Comissão Editorial, gestão 2005-2007, em que se sistematiza e se organiza informações sobre o processo de publicação da revista. Inicialmente, a própria prática do inventário é refletida para, em um segundo momento, nos determos nas reflexões relativas à identidade da RBHE construída ao longo dos últimos sete anos (2001-2007). Procuramos interrogar o lugar institucional de produção, atentos às regras de funcionamento do próprio campo e àquilo que vem sendo objeto de divulgação pela RBHE. Nesse caso, indagamos acerca dos temas, espaços, períodos e fontes privilegiados pelos investigadores de história da educação no conjunto de artigos examinados. Por fim, procuramos explorar os referenciais teórico-metodológicos presentes nos trabalhos veiculados e as relações que a revista tem estabelecido com a América Latina e com o mundo ibérico de modo geral. Com esse exercício, pretendemos pensar diversos aspectos relacionados à produção do saber em história da educação e o modo como marcam e configuram esse campo no país. Nesse esforço, objetiva-se dar visibilidade a um projeto editorial que vem sendo delineado por meio de ação desenvolvida entre pares, comprometidos com a reflexão histórica e com os efeitos da mesma na qualificação do debate acerca da educação em nosso país.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ana Maria Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE).
Dislane Zerbinatti Moraes, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Vice-coordenadora da linha de pesquisa “História da educação e historiografi a da pós-graduação em educação”.

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

 

Maurilane de Souza Biccas, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE).

Publicado
2012-02-07
Cómo citar
Galvão, A. M., Moraes, D. Z., Gondra, J. G., & Biccas, M. de S. (2012). <b>Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A <i>Revista Brasileira de História da Educação</i> (2001-2007)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(1 [16]), 171-234. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592
Sección
Artículo original