<b>Valores católicos e profissão docente: um estudo sobre representações em torno do magistério e do “ser professora” (1930-1950)</b>

  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Carla Villanova Neves niversidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História da Profissão Docente, Formação de Professores, Movimento Católico, Representações de Magistério, Impressos Educacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a problemática da profissionalização de educadores, no contexto dos anos de 1930, a partir do foco no movimento católico. Assumimos que também no âmbito desse movimento estaria sendo conferida uma importância significativa a essa questão. Na direção de estudos que vêm trabalhando com os debates educacionais daquela época, atentando para as interfaces entre as abordagens expressas pelo grupo dos “escolanovistas” e o dos educadores católicos, nossa intenção é a de focalizar as representações em torno da noção de magistério, de profissional docente e de professora, produzidas e veiculadas por instituições e intelectuais que adquiriram importância no movimento de renovação católica.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora adjunta
de história da educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Carla Villanova Neves, niversidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciada em pedagogia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) e mestre em educação (UERJ), professora substituta de pesquisa e prática pedagógica (UERJ).
Publicado
2012-02-08
Como Citar
Magaldi, A. M. B. de M., & Neves, C. V. (2012). <b>Valores católicos e profissão docente: um estudo sobre representações em torno do magistério e do “ser professora” (1930-1950)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(3 [15]), 99-115. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38610