Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945)
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em Educação, na qual defendemos que o ‘programa institucional’ do Colégio Pedro II passou por uma crise que culminou na perda do seu caráter de instituição padrão para o ensino secundário brasileiro. O recorte temporal adotado é o período entre 1931 e 1945, marcado pelas Reformas Campos e Capanema, que consolidaram o processo de institucionalização do ensino secundário brasileiro. O principal referencial teórico adotado foi Dubet (2002), que construiu a noção de ‘programa institucional’. A metodologia utilizada foi a análise da legislação sobre o sistema educacional do período e das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.