Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945)

  • Jefferson da Costa Soares Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Palavras-chave: Colégio Pedro II, Programa Institucional, ensino secundário.

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado em Educação, na qual defendemos que o ‘programa institucional’ do Colégio Pedro II passou por uma crise que culminou na perda do seu caráter de instituição padrão para o ensino secundário brasileiro. O recorte temporal adotado é o período entre 1931 e 1945, marcado pelas Reformas Campos e Capanema, que consolidaram o processo de institucionalização do ensino secundário brasileiro. O principal referencial teórico adotado foi Dubet (2002), que construiu a noção de ‘programa institucional’. A metodologia utilizada foi a análise da legislação sobre o sistema educacional do período e das fontes encontradas no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson da Costa Soares, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Professor Assistente - Doutor do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). No Doutorado, foi bolsista do Programa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atuou no desenvolvimento de trabalho social em comunidades. Tem atuado principalmente nas áreas de Educação Brasileira, História da Educação, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, História da Profissão Docente e Ensino de Sociologia. Realizou estágios de Pós-Doutorado como bolsista CAPES (PNPD) na PUC-Rio entre abril de 2014 e novembro de 2016.
Publicado
2017-12-02
Como Citar
Soares, J. da C. (2017). Aspectos da Crise do Programa Institucional no Colégio Pedro II (1931-1945). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 224 - 255. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40690