‘Cultura’ e ‘trabalho’ nas discussões sobre o Ensino Médio e Industrial na década de 1930 no Uruguai

  • Antonio Mauro Romano Universidad de la República, Uruguay
Palavras-chave: Ensino médio, ensino técnico, cultura e trabalho

Resumo

Neste artigo foi realizada uma análise comparativa entre os significados atribuídos à ‘cultura’ e ao ‘trabalho’ no âmbito de dois eventos comemorativos do Centenário da República Oriental do Uruguai em 1930: o Congreso Universitario Americano e a Conferencia de Enseñanza Industrial. A hipótese levantada é que nestes dois eventos se delineariam as propostas de reforma do ensino médio e industrial que se implementariam quatro anos mais tarde para cada instituição. Também consideramos que este é um espaço privilegiado para analisar comparativamente as matrizes discursivas que estruturaram as diferentes propostas. Para localizar os contextos de enunciação dos discursos se levarão em conta para a comparação os seguintes aspectos: autoridades que abrem os eventos, os participantes e os temas abordados. Levando em consideração estes elementos é possível descrever os contextos que dão um significado particular tanto aos termos cultura e trabalho analisados, quanto às transformações institucionais que se propõem para o ensino médio e industrial e o tipo de relação apresentados entre ambos os ramos do ensino neste período ‘(re)fundacional’ de suas matrizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mauro Romano, Universidad de la República, Uruguay

Prof. Adjunto del Departamento de Historia y Filosofía de la Educación, Instituto de Educación de la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República.

Responsable del equipo de Investigación sobre ‘Educación y política en la historia de la educación en el Uruguay’.

Como Citar
Romano, A. M. (1). ‘Cultura’ e ‘trabalho’ nas discussões sobre o Ensino Médio e Industrial na década de 1930 no Uruguai. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 7 - 36. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40711