A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: pedagogia científica, cultura escolar, testes pedagógicos, programa de ensino

Resumo

O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da ‘matematização da pedagogia’. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo
Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Publicado
2016-09-20
Como Citar
Valente, W. R. (2016). A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 10-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40726