A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo

Résumé

O presente estudo tem por direção orientadora a problemática da ‘matematização da pedagogia’. Isto é, o estudo está centrado nos processos e nas dinâmicas que se desenvolvem no intramuros escolar e tem como objetivo dar resposta à chegada de uma nova pedagogia, a pedagogia científica. A compreensão é de que, com essa pedagogia, ocorre uma redução à matemática das dinâmicas que devem conduzir o trabalho escolar. Tal cenário impõe uma questão central: como a escola matematizou a pedagogia? O ferramental teórico-metodológico para a leitura das fontes provém da História Cultural. Dentre as fontes, privilegia-se um documento elaborado por uma das escolas de referência do estado de São Paulo na década de 1930.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo
Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Publiée
2016-09-20
Comment citer
Valente, W. R. (2016). A matematização da pedagogia: tempos de mudança da cultura escolar. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 10-31. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40726