Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944)

  • Cynthia Greive Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: trabalho infantil, obrigatoriedade escolar, história da infância

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar, no contexto da expansão da obrigatoriedade escolar, o debate internacional sobre a regulamentação do trabalho infantil e o debate nacional sobre a elaboração da legislação trabalhistaentre o período de 1890 (Conferência Internacional do Trabalho em Berlim) e 1944 (Declaração da Filadélfia). Os temas do trabalho infantil e da obrigatoriedade escolar foram discutidos em meio a muitas tensões, expressando alterações nas relações sociais traduzidas pela ampliação dos direitos humanos e civis e pela presença de conflitos afetivos e morais. A discussão teórica desenvolveu-se com base nas proposições de Norbert Elias e Viviane Zelizer, dentre outros. Como documentos, foram analisados legislações, tratados internacionais e jornais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora do Grupo de pesquisa Processos Escolarizadores e membro do centro de Pesquisa GEPHE da FAE / UFMG.

 

 


Publicado
2016-09-21
Como Citar
Veiga, C. G. (2016). Trabalho infantil e escolarização: questões internacionais e o debate nacional (1890-1944). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 272-332. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40733