Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949)

  • Amália Dias Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, cultura e comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ)
Palavras-chave: Escola primária, município, classe escolar.

Resumo

Apresentam-se os resultados da pesquisa acerca dos tipos de escolas primárias existentes no município de Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, entre 1929-1949. Com base na análise dos mapas de frequência escolar – ferramenta de inspeção estadual das escolas – foi possível recompor um perfil de escolas primárias existentes na região. A escola isolada predominou como tipo de organização das escolas no munícipio, em áreas tanto rurais quanto urbanas. Essas escolas apresentam, contudo, uma pluralidade de arranjos entre turnos, docentes, alunos, séries e classes que revela uma diversidade de experiências e intercessões com as perspectivas de seriação do ensino e os modos e condições de funcionamento das escolas.

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Biografia do Autor

Amália Dias, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, cultura e comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC-UERJ)
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2016-05-31
Como Citar
Dias, A. (2016). Escolas isoladas e práticas de seriação: experiências híbridas (1929-1949). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(2[41]), 233 - 260. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40759
Seção
Dossiê