Inspeção Sanitária escolar e educação da infância na obra do médico Arthur Moncorvo Filho
Resumo
Este artigo objetiva refletir acerca das concepções que mobilizaram a criação do Serviço de Inspeção Sanitária Escolar, concebida pelo médico Arthur Moncorvo Filho, na gestão do prefeito Serzedello Corrêa, no Distrito Federal, em 1910. A perspectiva proposta era a de que o Serviço alargasse o campo de atuação do médico sobre a infância, disseminando preceitos higiênicos a um público mais amplo da sociedade da época. Pensar sobre as formas como o saber médico perspectivou a escola e os sujeitos sociais contribui para entendermos como os saberes (médico e pedagógico) instituíram interfaces e perfis que condicionaram a invenção do lugar da criança normal e anormal na escola das primeiras décadas do Brasil republicano.Downloads
Copyright (c) 2019 Sônia Câmara

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.