Diálogos

Diálogos (on-line), é publicada quadrimestralmente pelo Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Chamada de Artigos - Dossiê: Etno-história indígena - abordagens interdisciplinares

Nas últimas três décadas houve o crescimento da pesquisa sobre a história das populações indígenas no Brasil, posicionando os povos indígenas enquanto protagonistas da história e não apenas como vítimas da inexorabilidade histórica.

Essa abordagem traz questões e problemas relacionados ao uso de conceitos, e de metodologias, que já foram objetos de acalorados debates ocorridos nos EUA desde a década de 1950.

Hoje existe um consenso entre os pesquisadores da área de que a reflexão sobre a história indígena devedestacar a importância da conjugação de dados e métodos de várias disciplinas como história, antropologia, arqueologia, linguística, geografia, ecologia, dentre outras; e faz-se necessário valorizaras tradições oraise os etno-conhecimentos desses povos.

Assim, convidamos os colegas pesquisadores a submeterem seus textos para apreciação e possível publicação na Revista Diálogos no vol. 21 nº 3, em novembro de 2017.

Prazo para envio: até 30/09/2017

Endereço para submissão: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/issue/view/1148

 

Organizadores

Francisco Silva Noelli – UEM – Maringá PR

Lúcio Tadeu Mota – UEM – Maringá PR

Thiago Cavalcante – UFGD – Dourados MS

 


v. 21, n. 1 (2017): Debates contemporâneos da historiografia latino-americana


Capa da revista