Influência da acidez na síntese do MTBE sobre zeólitas Beta modificadas
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2772Palavras-chave:
MTBE, zeólita Beta, acidez, desaluminização, alumina extra-redeResumo
No presente trabalho, estudou-se a reação de síntese do MTBE sobre zeólitas Beta desaluminizadas e lixiviadas. A desaluminização hidrotérmica e térmica da zeólita HBeta levou a catalisadores menos ativos devido í diminuição do concentração total de sítios ácidos de Brí¶nsted. Além disso, verificou-se que a eliminação das espécies de alumínio extra-rede na amostra HBeta por tratamento ácido levou a uma diminuição na atividade catalítica da zeólita, mesmo esta apresentando uma maior concentração de sítios ácidos de Brí¶nsted. Isto sugere que espécies de alumínio extra-rede catiônicas altamente dispersas interagem com as hidroxilas da rede zeolítica, gerando sítios de Brí¶nsted com atividade catalítica aumentada. Deste modo, a zeólita HBeta apresentou rendimento máximo em MTBE a 70oC, sendo este superior ao mostrado pelo catalisador comercial (resina Amberlyst 15) e pelas demais zeólitas estudadas, nas condições de reação utilizadasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.