<b>Planejamento experimental estatístico para a otimização das condições em batelada de dessorção de níquel da alga marinha <em>Sargassum filipendula</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i2.989
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i2.989Palavras-chave:
planejamento de experimentos, dessorção de níquel, remoção de níquelResumo
A fim de se realizar um estudo sobre os efeitos de parâmetros importantes na dessorção de níquel da alga marinha Sargassum filipendula, quatro agentes foram testados em grupos de planejamento fatorial 4.23 (tipo de eluente (E), carga de níquel (q), concentração inicial do eluente(C) e razão sólido-líquido(R)). Duas respostas foram analisadas: a quantidade dessorvida e a perda de massa durante o processo de dessorção. Os resultados mostraram que todos os fatores foram significativos nas duas respostas. Além disso, várias interações entre os fatores se mostraram significantes. Analisando a contribuição de cada fator, concluiu-se que as melhores condições operacionais foram obtidas na configuração para os eluentes H2SO4/MgSO4, na maior concentração testada, maior carga de níquel e menor razão sólido-líquido. Nestas condições, a eficiência na eluição da biomassa mostrou-se superior a 95%, o que torna o processo de biossorção ainda mais interessante no tratamento de soluções que contêm níquel. A biomassa Sargassum filipendula, depois de regenerada, pode ser utilizada em ciclos subsequentes de biossorção, a fim de diminuir o custo com o biossorvente e facilitar o processo de tratamento que dispensa trocas sucessivas da biomassa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











