A historiografia francesa dos séculos XVIII e XIX: as visões iluminista e romântica da Idade Média
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar que a análise histórica do passado se modifica de acordo com as questões do momento em que está sendo elaborada. Tomamos como ponto de partida para este objetivo a comparação entre o modo como autores do século XVIII e do século XIX conceberam a época feudal. Ainda que opostas, essas concepções têm sua razão de ser e, por conseguinte, são válidas historicamente. Além disso, permitem uma compreensão da época em que foram elaboradas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.