Announcements

Sociologia: modos de usar

2025-07-21

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences

Proposta editorial para Número Especial

Tema: Sociologia: modos de usar

Editores convidados: Prof. Dr. Elias Evangelista Gomes (UFMG); Prof. Dr. Fagner Carniel (UEM); Prof. Dr. Luiz Belmiro Teixeira (IFPR/UFPR).

Chamada aberta:

A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atualmente em processo de implementação, inauguram um novo capítulo na trajetória da disciplina de Sociologia na escola. Em diversos estados, a disciplina tem sofrido redução de carga horária ou vem sendo parcialmente substituída por componentes como Projeto de Vida, eletivas, entre outros. Diante desse cenário, as lutas sociais em defesa da permanência da Sociologia nos currículos escolares brasileiros têm se consolidado como um campo estratégico para a formação crítica, a valorização da educação pública e a construção de projetos societários mais justos, inclusivos e democráticos.

Nesse contexto de disputas curriculares e transformações no papel social da escola, educadoras e educadores de Sociologia têm desenvolvido múltiplas estratégias para abordar temas, teorias e conceitos que mobilizam o pensamento sociológico em diálogo com a realidade vivida pelos(as) estudantes. Observa-se, assim, um movimento crescente de valorização de práticas pedagógicas que reconhecem a escola como espaço de produção de saberes e de enfrentamento das desigualdades sociais.

Temas como juventude, desigualdades sociais, relações raciais, de gênero e de classe, cultura, trabalho, meio ambiente, entre outros, vêm sendo trabalhados em sala de aula a partir de experiências formativas, práticas de escuta e propostas de intervenção no mundo social. Os conteúdos sociológicos têm sido abordados de maneira transversal, com docentes formados(as) em Ciências Sociais assumindo os componentes curriculares criados no âmbito do Novo Ensino Médio para além da disciplina de Sociologia.

Dessa forma, esta edição especial da Revista Acta Scientiarum. Human and Social Sciences convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem manuscritos que explorem, de modo empírico e/ou teórico, as práticas de ensino de Sociologia em diferentes contextos educativos. Serão aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões metodológicas, propostas didáticas inovadoras e revisões críticas de literatura. Também serão bem-vindos relatos de experiências docentes na disciplina de Sociologia e/ou em outras disciplinas que abordem conteúdos sociológicos.

As submissões devem ser realizadas até 5 de janeiro de 2026, com previsão de publicação no segundo semestre do mesmo ano. Todos os manuscritos devem seguir as diretrizes da revista e passarão por avaliação por pares no sistema de revisão cega.

 

Prazo para envio dos manuscritos completos: 05 de janeiro de 2026.

 

Read more about Sociologia: modos de usar

Current Issue

Vol 47 No 2 (2025)

Chamada Temática:
"Migração, refúgio e práticas de saúde"

Published: 2025-08-28

Human Sciences

View All Issues

Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, ISSN 1679-7361 (print) and ISSN 1807-8656 (on-line) is published twice a year by the State University of Maringá, Maringá, Paraná State, Brazil. The journal publishes original papers in area of Human and Social Sciences.

Aims: To establish the public inscription of knowledge and its preservation; To publish results of research comprising ideas and new scientific suggestions; To publicize worldwide information and knowledge produced by the scientific community; To speech the process of scientific communication in Human and Social Sciences. 

Indexed in: Abstracts Journal, CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), Institut des Hautes Etudes de L´Amerique Latine, International Medieval Bibliography, Linguistics & Language Behavior Abstracts, Periodica, Sociological Abstracts, Ulrich´s International Periodicals Directory, Latindex, OAISTER, BASE-Bielefeld, DOAJ, EBSCO (Fonte Acadêmica), EBSCO (TOC Premier), Academic One File-Gale Cengage Learning, Informe Acadêmico-Gale Cengage Learning; MLA International Bibliography; Academic Journals Database; REDALYC, Portal de Periódicos da UEM.