<b>Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.8421

  • Patrícia Nora de Souza UFJF
Palavras-chave: recursos visuais, ensino-aprendizagem de vocabulário, língua estrangeira

Resumo

O objetivo do presente trabalho é investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira. Baseado em Kress e Van Leeuwen (1996), Callow (1999) e Oliveira (2006), discute-se a relação dos recursos visuais com o aprendizado de vocabulário e reflete-se sobre a necessidade de capacitar os alunos a explorar de forma consciente e crítica tais recursos, visando uma melhor compreensão dos significados e usos das palavras. O trabalho tem como objeto de análise os exercícios de vocabulário presentes nos livros didáticos contemporâneos de inglês como língua estrangeira. Os resultados apontam que a seleção e a exploração dos recursos visuais nos livros didáticos raramente contribuem para um aprendizado mais significativo do vocabulário, bem como raramente contemplam a interação entre os recursos visuais e verbais, o que pode fornecer, ao aluno, um apoio importante na construção do conhecimento lexical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Nora de Souza, UFJF
Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: hipermídia, aquisição lexical, língua estrangeira, leitura em língua estrangeira e ensino de leitura. Currículo Lattes
Publicado
2009-10-06
Como Citar
Souza, P. N. de. (2009). <b>Os recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.8421. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(2), 139-146. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i2.8421
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus