<b>O papel das sequências narrativas na estrutura global de reportagens</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.17337

  • Gustavo Ximenes Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Janaína de Assis Rufino Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Résumé

Este artigo estuda a função macroestrutural que as sequências narrativas exercem no gênero reportagem. Com base no Modelo de Análise Modular do Discurso (ROULET et al., 2001), analisamos seis reportagens. Após as análises, constatamos que as sequências desses textos não exercem papel meramente informativo. Ao contrário, a maior parte delas tem o estatuto de subordinadas e funcionam como argumentos com que o jornalista defende uma opinião. Nesse sentido, este trabalho mostra que, em reportagens, a narração é um recurso que auxilia o jornalista a produzir os efeitos de objetividade e de imparcialidade, porque baseia suas afirmações nos acontecimentos narrados. As sequências não são meramente informativas.

 

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Bibliographies de l'auteur

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sequências narrativas, Jornalismo político, Modelo de Análise Modular do Discurso.
Janaína de Assis Rufino, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Possui estágio técnico-doutoral na Université de Genève-Suíça em Análise do Discurso e Prosódia (financiado pela FAPEMIG). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (UFMG) e do Núcleo de Pesquisa Educação: subjetividade e sociedade (UEMG). É professora extensionista e pesquisadora na UEMG-Barbacena.
Publiée
2013-03-04
Comment citer
Cunha, G. X., & Rufino, J. de A. (2013). <b>O papel das sequências narrativas na estrutura global de reportagens</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.17337. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(2), 161-170. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i2.17337
Rubrique
Linguistique

 

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