CORREIO DA AMIZADE

A AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Afetividade. Leitura e escrita. Cartas.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de leitura e escrita de cartas vivenciada em uma escola pública de Vitória-ES, com a turma do 5º ano, no período de revezamento escolar ocasionado pela pandemia. O objetivo é destacar e analisar a importância da afetividade nos processos de ensino-aprendizagem na escola, baseando-se na perspectiva de Wallon. Também foram utilizados como aporte teórico os estudos de Vygotsky e de Bakhtin. A análise das produções  evidenciou diversos sentimentos compartilhados que promoveram a  aproximação entre os grupos, entre o professor e alunos, entre os alunos e as  práticas de leitura e escrita, possibilitando assim, a apropriação de  conhecimentos linguísticos necessários às situações concretas de  leitura e escrita; bem como o reconhecimento da escrita como suporte para  interação, expressão do pensamento e das emoções vivenciadas por esses sujeitos.

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Biografia do Autor

Josiane Xavier Theláu Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de  Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC), da UFES/Alegre. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui especialização em Letras: Língua e Literatura, e em Educação Especial. Atualmente é professora dos anos iniciais, da rede pública de Vitória e Vila Velha -ES.

João Paulo Casaro Erthal, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestrado em Ciências Naturais, na linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006) e Doutorado em Ciências Naturais, na linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado
2023-05-03
Como Citar
Xavier Theláu Campos, J., & Casaro Erthal, J. P. (2023). CORREIO DA AMIZADE. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e64694. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.64694