Another brick in the wall: o apostilamento no ensino público como reedição do tecnicismo pedagógico

  • Bruna Carvalho PPR EDUCAÇÃO ESCOLAR UNESP ARARAQUARA
  • Áurea de Carvalho Costa Programa de Pos graduação em Educaçao UNESP Rio Claro docente credenciada Dep Educação Instituto de Biociencias Unesp campus Rio Claro professora RDIDP

Abstract

Neste texto, problematizamos a reedição do tecnicismo pedagógico, que traduz, no setor educacional, a tendência ao crescimento do país, vinculado ao aprofundamento das desigualdades entre as classes sociais. Para isso, identificamos as influências da conjuntura da “modernização conservadora” no período de 1964-1985 e discutimos a hipótese de que a Teoria do Capital Humano foi uma estratégia intrínseca à política de incremento do crescimento econômico, em que o setor educacional foi tratado como âmbito do planejamento estratégico, tendo o tecnicismo pedagógico como recurso tático. Então, o caracterizamospara, depois, discutirmos a política do ensino apostilado, como um recurso para uma formação humana inserida no projeto burguês de educação da classe trabalhadora, destituindo-a de um ensino de qualidade, tal como a burguesia lhe expropria a qualidade de vida, no modo de produção capitalista

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Biografie autore

Bruna Carvalho, PPR EDUCAÇÃO ESCOLAR UNESP ARARAQUARA
Programa de pos graduação em educação escolar unesp/Araraquara
Áurea de Carvalho Costa, Programa de Pos graduação em Educaçao UNESP Rio Claro docente credenciada Dep Educação Instituto de Biociencias Unesp campus Rio Claro professora RDIDP
Professora de políticas públicas educacionais do Dep de Educação da Unesp campus Rio Claro. Autora dos livros Anonimas odisséias: a dupla destituição da escola e do trabalho na infancia e na vida adulta e A proletarização do professor: neoliberalismo e educação coordenadora do grupo de pesquisas e estudos marxismo, educação e cultura, credenciado ao CNPQ
Pubblicato
2013-03-17
Come citare
Carvalho, B., & Costa, Áurea de C. (2013). Another brick in the wall: o apostilamento no ensino público como reedição do tecnicismo pedagógico. Teoria E Prática Da Educação, 15(2), 159-173. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i2.14050
Sezione
Artigos