O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo – 1896/1909

  • Reginaldo Alberto Meloni Universidade Federal de São Paulo

Résumé

No final do século XIX, a disciplina Physica/Chimica foi incorporada ao currículo do ensino secundário das escolas paulistas em um processo marcado pela discussão sobre a sua finalidade: a formação erudita ou a formação para a prática. Nesse texto será apresentado um estudo sobre o processo de organização dessa disciplina a partir da análise da legislação e dos manuais de ensino da época. Também serão analisadas as escolhas realizadas no Ginásio de Campinas entre 1896 e 1909, considerando o processo de construção dos laboratórios de ensino, a aquisição dos objetos de educação em Química e os indícios das práticas pedagógicas presentes nas avaliações escolares. Inserido no campo da história da educação em ciências, espera-se, com esse texto, contribuir para a compreensão das práticas escolares e demonstrar que, no período considerado, predominou um ensino de Química teórico e enciclopédico.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Reginaldo Alberto Meloni, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professor da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com pesquisas na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação em Ciências, Ensino de Química e Cultura Material Escolar.
Comment citer
Meloni, R. A. (1). O ensino de Química nos Ginásios de São Paulo – 1896/1909. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(2[45]), 83 - 106. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40678