O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais
Resumo
Apresenta-se neste artigo uma reflexão histórica sobre o ensino de música no Nordeste brasileiro, apoiada em três eixos: o crescimento econômico das principais cidades da região no Brasil Império; a subserviência política do ensino de música no alvorecer da República em instituições estaduais de nível técnico; a oferta de cursos superiores de música no contexto de cada estado da região. A metodologia consiste em pesquisas documentais e bibliográficas, consultas às páginas virtuais das instituições e consultas por e-mail a agentes públicos. Conclui-se pela proposição de uma legislação complementar que estabeleça compromissos a ser assumidos pelos gestores educacionais, no que diz respeito à manutenção, à ampliação e à interiorização das instituições de ensino de música.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.