O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais

  • Ricieri Carlini Zorzal Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Neuza Araújo Ferreira Escola de Música do Estado do Maranhão
Palavras-chave: Educação Musical, História, Legislação, Nordeste

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma reflexão histórica sobre o ensino de música no Nordeste brasileiro, apoiada em três eixos: o crescimento econômico das principais cidades da região no Brasil Império; a subserviência política do ensino de música no alvorecer da República em instituições estaduais de nível técnico; a oferta de cursos superiores de música no contexto de cada estado da região. A metodologia consiste em pesquisas documentais e bibliográficas, consultas às páginas virtuais das instituições e consultas por e-mail a agentes públicos. Conclui-se pela proposição de uma legislação complementar que estabeleça compromissos a ser assumidos pelos gestores educacionais, no que diz respeito à manutenção, à ampliação e à interiorização das instituições de ensino de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão
Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor Adjunto III - Departamento de Artes (DEART), Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Ana Neuza Araújo Ferreira, Escola de Música do Estado do Maranhão
Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Professora de Piano do Ensino Técnico, Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM)
Publicado
2016-09-21
Como Citar
Zorzal, R. C., & Ferreira, A. N. A. (2016). O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 155-189. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40730